v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas

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Vivemos um tempo marcado por diálogos e desafios profundos no campo da alfabetização. A fala proferida pela professora Maria Rosário Longo Mortatti, durante o seminário, “Alfabetização e letramento em debate” ainda ressoa pelos espaços da Educação “[...] da disputa em torno de certas tematizações, normatizações e concretizações relacionadas com o ensino da leitura e escrita e consideradas novas e melhores, em relação ao que, em cada momento, era considerado antigo e tradicional nesse ensino” (Mortatti, 2006, p. 4).  Assim, seguimos buscando explicações que nos ajudem a entender e, quiçá, minimizar o problema. Com o intuito de contribuir com as discussões no campo da alfabetização e do letramento no Brasil, o Dossiê Alfabetização e Letramento: questões múltiplas e contemporâneas reúne um conjunto de textos que demonstram uma diversidade de perspectivas teóricas, focos e problemáticas em torno do campo. São pesquisas, predominantemente, qualitativas, tanto bibliográficas quanto oriundas de entrevistas e observações participantes.

Publicado: 2024-05-20

Editorial

Apresentação

Dossiê Temático