ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORAS DO SEMIÁRIDO BAIANO PÓS-PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024158-179Palavras-chave:
Alfabetização; Letramento; PNAIC; Representações sociais; Alfabetizadoras.Resumo
Na última década, ou seja, entre 2012 e 2022, as alfabetizadoras do semiárido baiano participaram do Programa Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no qual acessaram os fundamentos teórico-práticos da alfabetização e do letramento. Ao longo desse período pouco se sabe acerca das imagens que ficaram desses fundamentos nas narrativas de docentes sobre suas práticas em salas de aula. Este estudo, portanto, com base nos estudos da intertextualidade referenciados pela análise do discurso textualmente orientada (ADTO) (FAIRCLOUGH, 2001) e com base na teoria das representações sociais (JODELET, 2001; ABRIC, 2016), visa descrever as novas ancoragens discursivas e as transformações dos conceitos de alfabetização e do letramento nas narrativas de um grupo de alfabetizadoras formadas pelo referido programa PNAIC. A partir dessas análises, serão reveladas as mudanças de posicionamentos e de conhecimentos, além de destacar a relevância deste tipo de estudo para o acompanhamento dos futuros projetos de formação continuada no Brasil.
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