MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO EM PAULO FREIRE NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS
UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRB
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e33202443-64Palavras-chave:
: Alfabetização e letramento; Prática docente; Formação de professores alfabetizadores.Resumo
RESUMO
Este artigo objetiva refletir sobre o processo de alfabetização baseado na perspectiva epistemológica de Paulo Freire e seu método político-emancipatório, bem como contextualizar o “método” Paulo Freire conforme a proposta realizada com os estudantes em formação e seus familiares não alfabetizados ou pouco escolarizados, vivenciada como releitura das quarenta horas em Angicos. O aporte teórico utilizado baseia-se, sobretudo, nas contribuições de Paulo Freire, Brandão, Lyra, dentre outros. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, com produção de dados por meio da observação, registro em diário de campo e análise de documentos (relatórios). Os resultados apontam para a riqueza alfabetizadora do “método” Paulo Freire e como este se revela atual, constituindo a base para alfabetizar sujeitos da classe trabalhadora. Além disso, os dados revelam a importância do legado de Paulo Freire e a necessidade da sua constante reinvenção, segundo nos convidou o próprio autor.
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