MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO EM PAULO FREIRE NO ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS

UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e33202443-64

Palavras-chave:

: Alfabetização e letramento; Prática docente; Formação de professores alfabetizadores.

Resumo

RESUMO

Este artigo objetiva refletir sobre o processo de alfabetização baseado na perspectiva epistemológica de Paulo Freire e seu método político-emancipatório, bem como contextualizar o “método” Paulo Freire conforme a proposta realizada com os estudantes em formação e seus familiares não alfabetizados ou pouco escolarizados, vivenciada como releitura das quarenta horas em Angicos. O aporte teórico utilizado baseia-se, sobretudo, nas contribuições de Paulo Freire, Brandão, Lyra, dentre outros. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo participante, com produção de dados por meio da observação, registro em diário de campo e análise de documentos (relatórios). Os resultados apontam para a riqueza alfabetizadora do “método” Paulo Freire e como este se revela atual, constituindo a base para alfabetizar sujeitos da classe trabalhadora. Além disso, os dados revelam a importância do legado de Paulo Freire e a necessidade da sua constante reinvenção, segundo nos convidou o próprio autor.

Biografia do Autor

  • Maria Eurácia Barreto de Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Doutora em Educação, Docente do curso de Licenciatura em Pedagogia e da Pós-graduação em Educação e Interdisciplinaridade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão Carolina Maria de Jesus: Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora.

  • Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    Doutor em Ciências Sociais, Docente do curso de Licenciatura Pedagogia e da Pós-graduação vinculado ao Programa de Educação-PPGE, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Carolina Maria de Jesus: Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora e líder do grupo de pesquisa Educação Popular, Memórias e Saberes.

Downloads

Publicado

2024-06-30