Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

POIÉSIS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - aceita trabalhos inéditos sobre temas atuais e relevantes no âmbito da Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, discussões polêmicas, entre outros. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial Científico ou de colaboradores ad hoc. Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se, também perante estes, os nomes dos autores.

O parecer sobre a aprovação ou não de originais será comunicado ao autor, ou ao primeiro, quando houver mais que um. 

A POIÉSIS não se obriga a devolver os originais recebidos. 
Os artigos deverão ser encaminhados rigorosamente revisados, sob pena de não serem aceitos pela revista. Caso os pareceristas solicitem modificações no trabalho, quanto ao texto e/ou para que se adaptem às normas editoriais da revista, ele será devolvido ao autor para as devidas alterações. Os direitos autorais referentes aos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Esta revista é de acesso público, portanto, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias em aplicações educacionais e não comerciais. Salientamos que:

*Os artigos aprovados, mas não publicados no dossiê para o qual foram submetidos, poderão ser publicados em edições (números) subsequentes da revista, de acordo com o fluxo contínuo dentro do mesmo triênio, caso seja de interesse dos autores.

*A POIÉSIS publica textos em português, inglês, espanhol e italiano. Aqueles que possuírem como língua vernácula o português, devem apresentar abstract e resumen. No caso do texto original ser em inglês ou em outra língua, o resumo deverá ser em português.

*É permitida a submissão de apenas 1 (um) artigo por autor e/ou coautor em cada dossiê.

*O número máximo de autores por artigo, resenha e/ou entrevista é no máximo 3 autores, sendo ao menos um com título de doutor.

* Após a aprovação do artigo, os autores procederão à revisão gramatical do texto, por profissional com experiência na área, cujo nome completo deverá constar em nota de final do texto. Os respectivos encargos são de responsabilidade dos autores.

* O artigo deve estar adequado ao template proposto Template Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação

* As correções de ortografia e estilo são de responsabilidade dos autores.

As opiniões expressas nos trabalhos publicados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da Comissão Editorial.

 

Diretrizes éticas para Autores/as

- Verificar o foco, escopo e as diretrizes do periódico, antes de submeter o artigo;

- Assegurar que seu manuscrito é original, que não foi publicado em outros meios de divulgação e que apresenta contribuições e abordagens significativas para o campo da educação.

- Não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico;

- Escolher atentamente uma das duas modalidades de submissão que a revista disponibiliza: fluxo contínuo ou chamada temática/Dossiê. As duas modalidades seguem o mesmo processo avaliativo. Caso o autor opte pela chamada temática, deve observar, além das diretrizes gerais da revista, a estrutura da proposta para se certificar que o artigo atende às especificações.

- Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos/animais. Além disso, o autor deve atentar-se para o Código de Conduta do COPE (Code of conduct and best practice guidelines for journal editors - COPE).

- No caso de pesquisas com financiamento, os autores devem informar, em nota de rodapé no início do texto, fonte de financiamento, número de processo (Agências Governamentais de Fomento) e número de protocolo (Instituições privadas). O texto não deve conter dedicatórias ou agradecimentos.

- Atribuir a autoria a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo, limitando-se a três autores. Os autores se responsabilizam integralmente pelo conteúdo. Quanto às dúvidas relacionadas à inclusão de co-autores, ordem dos nomes entre outras recomenda-se a consulta ao Guia pra autores da COPE .

- Informar aos editores, por meio do sistema da revista, a necessidade de adequar ou corrigir qualquer imprecisão detectada após a submissão e antes da publicação. A submissão será retirada, para que possa ser novamente realizada pelo autor após as alterações.

- Após a publicação, caso observe a necessidade de alterações no artigo, o autor deverá informar aos editores pelo e-mail oficial da revista.

- Informar número de ORCID e filiação institucional.

 

Diretrizes éticas para Editores e Avaliadores

- Os editores e o conselho editorial são responsáveis por zelar pelas questões éticas da revista. Qualquer reclamação ou suspeita de má conduta de autores, avaliadores ou mesmo da equipe editorial pode ser encaminhada ao e-mail oficial da poie[email protected] a qual será analisada pelos editores.

- Em casos que envolvam suspeitas de má conduta relacionada à submissão, haverá uma verificação por parte dos editores com vistas a zelar pelo alto padrão de rigor científico e ético e todas as dúvidas sejam esclarecidas ou informadas aos leitores.

- No caso de constatação de má conduta por parte de autores, o artigo será retirado do processo de avaliação, inclusive podendo o periódico, ante decisão do corpo editorial, recusar-se a receber futuras submissões do/s autor/es.

- Se comprovada a má conduta por parte de um membro da equipe editorial ou parecerista Ad doc, este será afastado de suas atribuições junto à revista.

- O processo de avaliação se baseia no mérito do trabalho, de acordo com as diretrizes para autores informadas na página https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Poiesis/about/submissions e inclui a verificação de similaridade de todas as submissões.

- A avaliação não deve ser influenciada, positiva ou negativamente, por motivos pessoais ou aqueles não pautados nas diretrizes da revista. Não são aceitos pareceres que não estejam suficientemente justificados ou que contenham ofensas ou posturas inadequadas. Espera-se que o avaliador mantenha o anonimato em relação à avaliação, mantenha a confidencialidade dos artigos revisados e deve ainda abster-se de citação coercitiva. Em caso de algum conflito de interesse, o avaliador deve informar aos editores antes do aceite ou durante o processo de avaliação em próprio formulário disponibilizado no sistema da revista. Ao se deparar com alguma irregularidade em relação ao artigo em análise, o avaliador deve comunicar o editor.

Formatação

Os originais devem respeitar o limite de mínimo 15 e máximo de 20 páginas, além de obedecer aos seguintes procedimentos:

1) Da estrutura geral do manuscrito: Tamanho A4 (21 cm × 29,7 cm); margens esquerda e superior iguais a 3 cm; margens direita e inferior iguais a 2 cm (não inclua molduras ou números de página); o texto deve estar redigido na fonte Calibri, tamanho 12, espaço interlinear 1,5; as referências devem ser listadas em ordem alfabética no final do trabalho; a Revista aceita artigos escritos em português, inglês ou espanhol. Sem numeração de páginas no manuscrito. O volume de texto, incluindo resumos, notas e bibliografia não deverá ultrapassar o limite de 20 páginas. O texto deverá obedecer à seguinte constituição:

1.1) No início do trabalho deve ser constar o título do texto (e subtítulo, quando houver), em alinhamento centralizado.  

1.2) Resumo e palavras-chave (1ª letra sempre em maiúscula separadas por ponto e vírgula. Ex.: Simulação Computacional; Software Educacional); Fonte Calibri 11 - observar as orientações da NBR-6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

1.3) Título em inglês (alinhamento centralizado) seguido de Abstract e Keywords; título em espanhol (alinhamento centralizado) seguido de Resumen e Palabras-clave.

1.4) Corpo do texto. 

1.5) Referências.

1.6) Anexos (se houver). 


Obs.: Os itens 1.1, 1.2 e 1.3 devem constar na primeira página; os autores devem ter seus dados atualizados no seu perfil na revista: Formação, e-mail e endereço postal.

2) Título e subtítulo do texto em português, inglês e espanhol, em letra maiúscula, negrito, fonte 12, alinhamento centralizado.

3) Resumos em português, inglês e espanhol conforme a NBR-6028 de 2003, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O resumo deve conter no máximo 150 palavras. Texto do resumo em Calibri 12, justificado, espaço interlinear simples. Deverá conter, em parágrafo único, com destaques para objetivo, procedimentos metodológicos e breve conclusão. Autores serão inseridos somente na versão final aprovada do manuscrito. De três a cinco palavras-chave.

4) Notas de rodapé devem ser somente aquelas indispensáveis, explicativas e concisas, ao final da página e sua numeração deve obedecer rigorosamente às indicações no texto.

5) Ilustrações, quando existirem, devem constar no corpo do texto.

6) Citação de autores, conforme NBR 10520 de 2002 (ABNT), devem ser apresentadas no corpo do texto (sistema autor-data). Aplicar recuo de 4 cm para citações acima de três linhas (fonte 11).

7) Referências em ordem alfabética (espaçamento simples), conforme NBR-6023 de 2002 (ABNT).

Exemplos:

7.1) Livro: 

BOURDIEU, P. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.

7.2) Capítulo de Livro:

CHESNAIS, F. Um programa de ruptura com o neoliberalismo. In: HELLER, A.; SOUSA SANTOS, B.; CHESNAIS, F. et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999. p. 77-108.

7.3) Artigos de Periódicos:

SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Rev. Bras. Educ., set./dez. 2007, vol.12, no.36, p.389-409.

7.4) Tese/dissertação:

PONTUAL, P. O processo educativo no orçamento participativo: aprendizados dos atores da sociedade civil e do Estado. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

7.5) Em meio eletrônico: 

CUNHA, M. V. da; SACRAMENTO, L. F. Os gregos nas estratégias argumentativas de John Dewey. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, 2007 . Disponível em: <http://www.scielo.com.br> Acesso em: 08 Maio 2008.

  1. Das resenhas: o termo 'RESENHA' deve figurar como título e centralizado.

8.1) A referência bibliográfica completa do livro resenhado deve contar logo abaixo do título, seguida pelo texto corrido Fonte Calibri 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5, com todas as margens com 2,5 cm; recuo de 2 cm no ínicio de cada parágrafo; alinhamento justificado; em no máximo 5 páginas; não numerar as páginas; só aceitamos resenhas de livros editados no máximo ano anterior ou no ano da submissão da resenha; quanto às referências obrsevar a indicação no item 7.

Para melhor visualização da revista recomendamos utilizar o Mozilla Firefox como provedor.

A POIÉSIS-RPPGE-UNISUL não remunera os autores que tenham seus artigos nela editados. Matérias que não atendam aos requisitos acima não serão consideradas para exame e publicação.

 

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original, inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar na seção "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word®, OpenOffice® ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  • A submissão incluirá, nos metadados autorais, obrigatoriamente o identificador ORCID.
  • URLs ativas para as referências informadas, quando houver.

  • O texto está em espaço 1,5; usa fonte Calibri 12; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto e não no final do documento, como anexos.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção “Sobre a Revista”.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word®, garantindo o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados acima. As submissões que não estiverem de acordo com as normas não serão avaliadas.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.