A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024201-223Palavras-chave:
Alfabetização, Letramento, Política Nacional de Alfabetização, Base Nacional Comum CurrilarResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar as três edições da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2015; 2016; 2017), a Política Nacional de Alfabetização (BRASIL, 2019) e a (des)articulação com políticas contemporâneas nessa área, em nosso país. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (GIL, 2008; MINAYO, 2001), cujas técnicas de investigação foram análise documental e entrevistas semiestruturadas, realizadas em 2021 com três professoras alfabetizadoras, atuantes nos três anos do Bloco Inicial de Alfabetização da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (BARDIN, 1977; FRANCO, 2018). Os resultados apontaram para uma ruptura com a perspectiva de alfabetizar letrando, conjugada a uma redução do tempo para a consolidação da leitura e da escrita no ciclo. Por outro lado, apreendeu-se uma defesa ao método fônico de alfabetização.
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