ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024113-132

Palavras-chave:

Alfabetização; Turma multisseriada; Planejamento pedagógico.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma turma multisseriada de uma escola do campo do RS. Tem como foco a organização do trabalho pedagógico de uma professora. A ênfase da discussão é sobre como a docente, por meio de uma estrutura de planejamento, desenvolve atividades considerando a heterogeneidade como fator que contribui nos processos de ensino e de aprendizagem. A produção dos dados ocorreu por meio de observações participantes, gravações de vídeos e áudios que foram transcritos e tratados de acordo com a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Os resultados evidenciaram uma estrutura permanente de encadeamento das atividades pedagógicas por meio da organização dos alunos coletiva e individualmente, a fim de assegurar o aprendizado da leitura e da escrita de forma inclusiva. Os dados suscitam reflexões sobre a relevância de propostas pedagógicas sistemáticas como uma possibilidade de estruturar o processo de alfabetização respeitando a heterogeneidade das aprendizagens.

Biografia do Autor

  • Juliane de Oliveira Alves Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Juliane de Oliveira Alves Silveira. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação  na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora da Rede Municipal de Ensino de Rio Grande. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI/FURG) e do Laboratório de Alfabetização e Práticas de Incentivo à Leitura (LAPIL/FURG).

  • Carmen Regina Gonçalves Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

    Doutorado em Educação (UFPel), Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Letramento (GEALI-FURG).

  • Gabriela Medeiros Nogueira, Instituto de Educação/Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG)

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). Professora do Instituto de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande (IE/FURG) e no Programa de Pós-graduação em Educação da FURG. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI.  

Downloads

Publicado

2024-06-30