ESTUDOS LINGUÍSTICOS E DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024261-277

Palavras-chave:

Formação de Professores; Conhecimentos Linguísticos; Consciência Fonológica; Alfabetização

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa teórica sobre a interferência dos conhecimentos linguísticos, mais exatamente, daqueles sobre consciência fonológica, nas práticas de professoras alfabetizadoras. A análise se orienta, principalmente, pelos aportes teórico-epistemológicos do campo da alfabetização e letramento, a saber: conhecimentos linguísticos das relações grafema e fonema (CAGLIARI, 1993); Fonética e fonologia na formação do professor alfabetizador (SOARES, 2020); mediação e intervenção do professor (ADAMS, 2006). A metodologia se constituiu em uma revisão bibliográfica que buscou destacar, além dos principais teóricos do campo, pesquisas de mestrado e doutorado, dentre outras, que se dedicaram à temática. Os resultados destacam a importância e interferência positiva dos conhecimentos linguísticos (fonética, fonologia) da professora alfabetizador em suas práticas de ensino.

 

Biografia do Autor

  • Rita Cristina Lima Lages, Universidade Federal de Ouro Preto

    Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Educação (UFMG, 2013). Doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires (UBA, 2011). Mestre em Educação (UFMG, 2007). Graduação em Letras e Pedagogia. Tem experiência nas áreas: Letras, Educação, Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas, Ensino de de Línguas Estrangeiras Modernas, Formação Docente, Orientação de Estágio Curricular, Didáticas e Práticas de Ensino. Como pesquisadora, atua nos seguintes temas: História do Ensino da Língua Portuguesa e das Línguas Estrangeiras no Brasil; História da Leitura e da Escrita; História das Práticas de Ensino; História do Currículo e das Disciplinas Escolares.

  • Leaci Vieira Onofre, Pós-Graduação em Letras da UFOP

    Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem. Linha 3 - Linguística Aplicada: interfaces entre práticas e teorias (POSLETRAS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES (2017), Licenciada em Letras-Português e Espanhol pela Universidade Metropolitana de Santos (2013),Pós- Graduação em Língua Portuguesa-FASE (2011),Pós-Graduação em Alfabetização-FASE(2009),Pós-Graduação em Supervisão Escolar-FIJ (2007) e Licenciatura Plena em Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2006). Experiência Profissional como Docente, na Regência de Classe: possui 12 anos de atuação, como professora regente de classe, em diferentes modalidades de ensino, na Rede Pública Estadual de Ensino do Espirito Santo, Secretaria da Educação

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Publicado

2024-06-30 — Atualizado em 2024-07-04

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