ATIVIDADES PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024348

Palavras-chave:

Atividades práticas, Educação Básica, Formação continuada

Resumo

Esta pesquisa é oriunda da dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT), na linha de pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, da Universidade Franciscana (UFN). Teve como objetivo geral investigar a percepção de estudantes de pós-graduação sobre as atividades práticas implementadas na educação básica na rede pública e privada. A pesquisa utilizou abordagem mista qualitativa e quantitativa, de cunho analítico descritivo. Para a coleta de dados foram utilizados questionário online, escala Likert e entrevista semiestruturada. Os dados foram coletados e analisados, por meio da Análise Estatística Implicativa (ASI). Os resultados apontam que os professores defendem que as atividades práticas oportunizam a construção de novos saberes, desenvolvimento de habilidades individuais e coletivas, compreensão dos fenômenos cotidianos e interação professor-aluno. Há evidências da necessidade de investimento no protagonismo dos estudantes, na construção dos saberes, na infraestrutura escolar e incentivo na formação continuada e valorização do trabalho dos professores.

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Publicado

2024-06-30