LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CULTURA LETRADA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024367Palavras-chave:
Psicologia Histórico-Cultural; Desenvolvimento Infantil; Vivência; Brincadeira; Educação Infantil.Resumo
Para a Psicologia Histórico-Cultural a linguagem escrita configura-se como um complexo sistema simbólico responsável por um significativo salto qualitativo no desenvolvimento histórico do psiquismo humano ao representar, por meio de signos muito específicos, a estruturação da linguagem oral e a organização do pensamento. Buscando superar a separação entre alfabetização e letramento, os limites de uma concepção cognitiva e neurocientífica de leitura, este artigo analisa uma pesquisa de campo desenvolvida com pré-escolares, na qual a brincadeira envolvendo a construção de uma floresta desencadeou nas crianças necessidades de expressão por meio da linguagem escrita, como os homens primitivos em suas cavernas. Desta forma, pretende contribuir cientificamente para a problematização do papel da linguagem escrita na Educação Infantil, tema ainda tão controverso.
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