LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL:

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL PARA A INSERÇÃO DA CRIANÇA NA CULTURA LETRADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024367

Palavras-chave:

Psicologia Histórico-Cultural; Desenvolvimento Infantil; Vivência; Brincadeira; Educação Infantil.

Resumo

Para a Psicologia Histórico-Cultural a linguagem escrita configura-se como um complexo sistema simbólico responsável por um significativo salto qualitativo no desenvolvimento histórico do psiquismo humano ao representar, por meio de signos muito específicos, a estruturação da linguagem oral e a organização do pensamento. Buscando superar a separação entre alfabetização e letramento, os limites de uma concepção cognitiva e neurocientífica de leitura, este artigo analisa uma pesquisa de campo desenvolvida com pré-escolares, na qual a brincadeira envolvendo a construção de uma floresta desencadeou nas crianças necessidades de expressão por meio da linguagem escrita, como os homens primitivos em suas cavernas. Desta forma, pretende contribuir cientificamente para a problematização do papel da linguagem escrita na Educação Infantil, tema ainda tão controverso.

Biografia do Autor

  • Maria Silvia Rosa Santana, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Pós-Doutora em Educação; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação PGEDU/UEMS. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2147-8279; CV: http://lattes.cnpq.br/9873499914963340

  • Elizângela Ferreira de Andrade, Secretaria Municipal de Educação Paranaíba/MS

    Mestre em Educação; Docente Educação Infantil -Secretaria Municipal de Educação de Paranaíba/MS; ORCID: https://orcid.org/0009-0008-8496-956X; CV: http://lattes.cnpq.br/1776747433408258

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Publicado

2024-06-30