Sobre a Revista

A Revista POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Publica textos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para a investigação científica produzida na área e em áreas afins. A versão on line iniciou em 2008 com o ISSN 2179-2534. Atualmente é classificada como A4 no Qualis CAPES pela área da Educação. Indexada emLatindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal; Sumários.org- Sumários de Revistas Brasileiras; Revistas no SEER (Ibict); Diadorim.BBE – Bibliografia Brasileira de Educação  (Brasil, Cibec/Inep/MEC); Index Corpenicus - Index Corpenicus Internacional.

Revista Corrente

Notícias

CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO  Pensamento Crítico na Educação: relevância, contribuições e desafios 

2023-07-11

 

A Profª Drª Yalin Brizola Yared ((IRN/UNIFEI)) e o Profº Drº Edson José Wartha (PPGECIMA/UFS), organizadores do Dossiê Temático Pensamento Crítico na Educação: relevância, contribuições e desafios, a ser publicado na Revista Poiésis (Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina) no segundo semestre de 2023, convidam pesquisadores e pesquisadoras interessados na temática para submeter artigo científico.

ATENÇÃO: Período de submissão prorrogado: até 15 de agosto de 2023.

Contato: as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] 

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Edição Atual

v. 17 n. 32 (2023): Dossiê Alfabetização e Letramento
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A temática alfabetização por si só é diversa, complexa e, não raras vezes, polêmica. Em 2019, com a implementação da Política Nacional de Alfabetização, defendendo exclusivamente a ciência cognitiva da leitura e a neurociência, causou uma reação por parte de pesquisadores do campo, pois mostrou-se um desrespeito em relação ao que vem sendo estudado há mais de 40 anos no Brasil. Desse modo, observou-se um movimento de repúdio por parte de pesquisadores, associações e comunidades científicas no que se refere a essa política e postura de retrocesso no campo. Assim, propõe-se com o Dossiê Alfabetização e Letramento contribuir com, o fortalecimento da discussão e reflexão, por meio da publicação de artigos resultantes de pesquisas científicas ou bibliográficas, entrevistas e resumos de livros pertinentes à área.  

Publicado: 2023-12-24

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