Sobre a Revista

A Revista POIÉSIS é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Publica textos inéditos em forma de artigos, ensaios, debates, entrevistas ou resenhas sobre temas que contribuam para a investigação científica produzida na área e em áreas afins. A versão on line iniciou em 2008 com o ISSN 2179-2534. Atualmente é classificada como A4 no Qualis CAPES pela área da Educação. Indexada emLatindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal; Sumários.org- Sumários de Revistas Brasileiras; Revistas no SEER (Ibict); Diadorim.BBE – Bibliografia Brasileira de Educação  (Brasil, Cibec/Inep/MEC); Index Corpenicus - Index Corpenicus Internacional.

Revista Corrente

Notícias

CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO  Pensamento Crítico na Educação: relevância, contribuições e desafios 

2023-07-11

 

A Profª Drª Yalin Brizola Yared ((IRN/UNIFEI)) e o Profº Drº Edson José Wartha (PPGECIMA/UFS), organizadores do Dossiê Temático Pensamento Crítico na Educação: relevância, contribuições e desafios, a ser publicado na Revista Poiésis (Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina) no segundo semestre de 2023, convidam pesquisadores e pesquisadoras interessados na temática para submeter artigo científico.

ATENÇÃO: Período de submissão prorrogado: até 15 de agosto de 2023.

Contato: as dúvidas podem ser enviadas para o e-mail: [email protected] 

Saiba mais sobre CHAMADA DOSSIÊ TEMÁTICO  Pensamento Crítico na Educação: relevância, contribuições e desafios 

Edição Atual

v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas
					Visualizar v. 18 n. 33 (2024): Dossiê Alfabetização e Letramento: Questões Múltiplas e Contemporâneas

Vivemos um tempo marcado por diálogos e desafios profundos no campo da alfabetização. A fala proferida pela professora Maria Rosário Longo Mortatti, durante o seminário, “Alfabetização e letramento em debate” ainda ressoa pelos espaços da Educação “[...] da disputa em torno de certas tematizações, normatizações e concretizações relacionadas com o ensino da leitura e escrita e consideradas novas e melhores, em relação ao que, em cada momento, era considerado antigo e tradicional nesse ensino” (Mortatti, 2006, p. 4).  Assim, seguimos buscando explicações que nos ajudem a entender e, quiçá, minimizar o problema. Com o intuito de contribuir com as discussões no campo da alfabetização e do letramento no Brasil, o Dossiê Alfabetização e Letramento: questões múltiplas e contemporâneas reúne um conjunto de textos que demonstram uma diversidade de perspectivas teóricas, focos e problemáticas em torno do campo. São pesquisas, predominantemente, qualitativas, tanto bibliográficas quanto oriundas de entrevistas e observações participantes.

Publicado: 2024-05-20

Editorial

Apresentação

Dossiê Temático

Ver Todas as Edições