ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO QUESTÕES EM DEBATE

ENTREVISTA COM CECILIA MARIA ALDIGUERI GOULART

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024278-292

Palavras-chave:

entrevista, Alfabetização, Cecilia Goulart

Resumo

Nesta entrevista inédita com a professora e pesquisadora Dra. Cecilia Maria Aldigueri Goulart, referência, no Brasil e na América Latina, na área de estudos da Linguagem, abordaremos questões centrais nos debates contemporâneos sobre o trabalho pedagógico com a linguagem na escola, a Alfabetização e o Letramento, partindo da sua experiência de vida e como professora alfabetizadora. Consultamos à professora sobre diversas problemáticas como Políticas Públicas de Alfabetização no Brasil nas últimas décadas, políticas de formação de professores/as alfabetizadores/as, relevância e atualidade do conceito de Letramento no campo acadêmico, metodologias de alfabetização e seus fundamentos, processos de desenvolvimento da linguagem e do conhecimento, entre outras problemáticas fundamentais no campo das reflexões sobre alfabetização no Brasil na contemporaneidade, abordando as múltiplas dimensões envolvidas nos processos da Alfabetização.

Biografia do Autor

  • Andrea Berenblum, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Dra. em Educação (UFF) Professora Associada do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Agrícola (PPGEA/IA/UFRRJ).

  • Eliane Fazolo, Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Dra. em Educação. Professora Associada do Departamento de Teoria e Planejamento de Ensino (DTPE) do Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

     

     

     

Downloads

Publicado

2024-06-30