A CIDADE NA MEMÓRIA: ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO ESTÉTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024293Palavras-chave:
Formação estética na cidade, Infância e cidade, Formação de professoresResumo
Neste artigo, analisam-se relações e experiências vividas por um grupo de professoras com a/na cidade, quando crianças, consideradas importantes para a formação de sua sensibilidade estética. Com o aporte teórico-metodológico das abordagens (auto)biográficas, os dados foram produzidos por meio de conversas com cinco professoras de Educação Infantil que atuam na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e que passaram suas infâncias nessa cidade. Dado o contexto pandêmico (covid-19), as conversas foram realizadas via plataforma digital. Na leitura atenta das narrativas partilhadas, as experiências-histórias foram entrelaçadas de modo interpretativo, constituindo fios de sentidos que revelam percursos de formação estética atravessados por diferentes espaços (de arte, de cultura ou com a natureza), intimamente relacionados aos grupos de convívio a que as professoras pertencem. As práticas sociais, como frequentar um clube, brincar o Carnaval, participar de manifestações populares, ir à praia e a parques públicos, são evidenciadas como espaços-tempos potencializadores das experiências estéticas na cidade.
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