A CIDADE NA MEMÓRIA: ITINERÁRIOS DE FORMAÇÃO ESTÉTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024293

Palavras-chave:

Formação estética na cidade, Infância e cidade, Formação de professores

Resumo

Neste artigo, analisam-se relações e experiências vividas por um grupo de professoras com a/na cidade, quando crianças, consideradas importantes para a formação de sua sensibilidade estética. Com o aporte teórico-metodológico das abordagens (auto)biográficas, os dados foram produzidos por meio de conversas com cinco professoras de Educação Infantil que atuam na cidade de Niterói, Rio de Janeiro, e que passaram suas infâncias nessa cidade. Dado o contexto pandêmico (covid-19), as conversas foram realizadas via plataforma digital. Na leitura atenta das narrativas partilhadas, as experiências-histórias foram entrelaçadas de modo interpretativo, constituindo fios de sentidos que revelam percursos de formação estética atravessados por diferentes espaços (de arte, de cultura ou com a natureza), intimamente relacionados aos grupos de convívio a que as professoras pertencem. As práticas sociais, como frequentar um clube, brincar o Carnaval, participar de manifestações populares, ir à praia e a parques públicos, são evidenciadas como espaços-tempos potencializadores das experiências estéticas na cidade.

Biografia do Autor

  • Luciana Esmeralda Ostetto, Universidade Federal Fluminense
    Professora da Faculdade de Educação - UFF. Departamento SSE - Sociedade Cultura e Conhecimento Atua na graduação, Pedagogia, e na pós-graduação em educação, mestrado e doutorado;
  • Graziela Ferreira de Mello, Universidade Federal Fluminense

    Mestre em Educação (UFF); Doutoranda em Educação, Universidade Federal Fluminense (UFF); professora da Educação Básica na SEEDUC/RJ- BR; Membro do Grupo de Pesquisa FIAR/PPGEducação UFF.

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Publicado

2024-06-30