O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA NA CRIANÇA

DAS “CAVERNAS” À INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e33202465-84

Palavras-chave:

Desenvolvimento da escrita na/pela criança; Surgimento da escrita; Espaço escolar; Teoria histórico-cultural.

Resumo

Este artigo objetiva refletir acerca de aspectos do desenvolvimento da linguagem escrita como um instrumento cultural produzido pela humanidade e seu processo de apropriação pela criança. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem no materialismo histórico-dialético, fundamentada na teoria histórico-cultural. Sustentam a pesquisa estudos de Vigotski, Luria, Leontiev e Fisher. Os resultados apontam que, ao longo da história, o acesso à escrita foi privilégio de uma minoria e que o ensino, ainda, configura-se, no espaço escolar, predominantemente na lógica tradicional, caracterizando-se como instrumento de dominação e alienação. Conclui-se que o acesso à cultura escrita de forma autônoma é um dos requisitos básicos para que os sujeitos se humanizem, saiam da “caverna” e conquistem a pertença social efetiva. Para tanto, faz-se mister que os professores conheçam como as crianças aprendem, alicerçados numa perspectiva teórica respaldada pela teoria histórico-cultural, que promova o desenvolvimento da autonomia e das máximas potencialidades humanas.

Biografia do Autor

  • Marisângela Nandi Veronez, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)

    Doutoranda em Educação (2021), com bolsa UNIEDU na linha de pesquisa : Educação, História e Política, da Universidade do Sul de Santa Catarina, com o projeto de pesquisa a ser desenvolvidoA FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA NO CICLO ALFABETIZADOR: INFLUXOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL NA PRÁTICA DOCENTE. Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2020). Especialização, em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2013).Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE, 2012). Pós-graduada em Psicopedagogia Processos Interdisciplinares (UNISUL, 2011).Graduada em Pedagogia Séries Iniciais e Educação Infantil (2004). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas de Alfabetização e Letramento na Educação Básica (GEPPALE). Há 19 anos atua no magistério, atualmente como Assistente Técnico-Pedagógico na 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Braço do Norte/SC, no Setor de Ensino.

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Publicado

2024-06-30