O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
UMA ANÁLISE SOBRE DESAFIOS DA FAMÍLIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PÓS-PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024133-157Palavras-chave:
Alfabetização; Pós-pandemia; Estratégias pedagógicas; Mediação do Professor; Família.Resumo
A presente pesquisa foi delineada em a alfabetização no 3° ano do Ensino Fundamental: uma análise sobre desafios enfrentados pela família e estratégias pedagógicas pós-pandemia. O objetivou-se a apresentar os desafios enfrentados pela família e estratégias pedagógicas no processo de alfabetização pós-pandemia, no 3°ano do Ensino Fundamental. O trabalho desdobra-se em três pontos. Primeiro apresenta-se o cenário pandêmico e pós pandêmico. No segundo e terceiro pontos, analisam-se, a partir de dados levantados por meio da aplicação de questionários com as famílias de alunos de uma turma de 3º ano de uma escola da rede pública de ensino de Cascavel-PR, sobre a percepção da família no que se refere a alfabetização e os desafios enfrentados durante a pandemia, e as estratégias pedagógicas pós-pandemia. Reflete-se sobre a importância da mediação do professor e da escola como instituição de ensino no processo de ensino aprendizagem, especialmente, do aluno em fase de alfabetização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Licença Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/3.0/88x31.png)
Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.