O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NO 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UMA ANÁLISE SOBRE DESAFIOS DA FAMÍLIA E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PÓS-PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e332024133-157

Palavras-chave:

Alfabetização; Pós-pandemia; Estratégias pedagógicas; Mediação do Professor; Família.

Resumo

A presente pesquisa foi delineada em a alfabetização no 3° ano do Ensino Fundamental: uma análise sobre desafios enfrentados pela família e estratégias pedagógicas pós-pandemia. O objetivou-se a apresentar os desafios enfrentados pela família e estratégias pedagógicas no processo de alfabetização pós-pandemia, no 3°ano do Ensino Fundamental. O trabalho desdobra-se em três pontos. Primeiro apresenta-se o cenário pandêmico e pós pandêmico. No segundo e terceiro pontos, analisam-se, a partir de dados levantados por meio da aplicação de questionários com as famílias de alunos de uma turma de 3º ano de uma escola da rede pública de ensino de Cascavel-PR, sobre a percepção da família no que se refere a alfabetização e os desafios enfrentados durante a pandemia, e as estratégias pedagógicas pós-pandemia. Reflete-se sobre a importância da mediação do professor e da escola como instituição de ensino no processo de ensino aprendizagem, especialmente, do aluno em fase de alfabetização.

Biografia do Autor

  • Susana Schneid Scherer, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NEPPE-UFPel) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino médio, educação física, políticas educacionais, escola e parcerias público-privadas.

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Publicado

2024-06-30