60 ANOS DE ANGICOS (RN) E O LEGADO DE PAULO FREIRE

ALFABETIZAÇÃO PELO DIÁLOGO, LETRAMENTO PARA A PAZ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poiesis.v18e3320248-27

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Método freireano, Angicos, Educação para a Paz

Resumo

Esta pesquisa, do tipo qualitativa e de natureza bibliográfica, visa estabelecer parâmetros de confluência entre o Método Paulo Freire, aplicado no município de Angicos (RN), e a Educação para a Paz, evidenciando o legado freireano para a construção da Cultura de Paz, por meio da alfabetização e do letramento. Fundamenta-se nos conceitos de Cultura de Paz e Educação para a Paz (GALTUNG, 1969; JARES, 2002; RABBANI, 2003), de alfabetização e letramento (SOARES, 2004), e nas análises de Morais (2019) e Santos et.al. (2020), acerca da Política Nacional de Alfabetização de 2019. Os achados evidenciam o caráter antidemocrático da política e a coerência do método freireano com os pressupostos da Educação para a Paz: abordagem dialógica, de cunho político, com foco nos ideais de democracia, direitos humanos e justiça social, imprescindíveis à Cultura de Paz.

Biografia do Autor

  • Anna Cecília Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

    Professora da rede estadual de ensino do Ceará. Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará (2016). Estudante do curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará, na área de Educação Brasileira (http://lattes.cnpq.br/0096387678152192).

  • Adriana Eufrásio Braga, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

     Professora Associada II do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Ceará. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1992), Especialização em Avaliação pela Cátedra UNESCO e Universidade de Brasília, Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1999) e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2006)  (http://lattes.cnpq.br/8042943225979510).

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Publicado

2024-06-30