v. 11 n. 20 (2017)
A Alfabetização é pensada, neste Dossiê, como radicada no tempo histórico (dimensões práticas, cognitivas, políticas, sociais e culturais), submetida a uma crítica radical, de modo a compreender seu papel histórico, a função que exerce e deve criticamente exercer, no que consiste à emancipação do homem. A alfabetização é um CONHECIMENTO que se constituiu e se constitui como Objeto central nos processos sociais, políticos e culturais na práxis formativa dos sujeitos, como um dos instrumentos de emancipação humana.
Assim, os onze artigos que compõem o presente Dossiê evidenciam um conjunto de temas relacionados ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita ou, como hoje a denominamos – alfabetização - evidenciando embates e enfrentamentos, tanto no âmbito das políticas como dos métodos propostos para a alfabetização das crianças e de adultos que não tiveram acesso à escola ou nela não obtiveram êxito. Assim, contribuindo na continuidade do debate/embate na luta por acesso e apropriação desse patrimônio cultural por toda a população.