ERASMO PILOTTO E O USO DO MÉTODO MONTESSORI NA ALFABETIZAÇÃO NO PARANÁ

Autores

  • Simone Ballmann Campos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017287-305

Palavras-chave:

Alfabetização, Erasmo Pilotto, Método Montessori, Método Fônico

Resumo

O artigo apresenta o uso da alfabetização montessoriana por Erasmo Pilotto nos programas para o Ensino Primário no Paraná e algumas das especificidades da apropriação montessoriana por ele realizada no que se refere à Educação Infantil. Por meio de uma narrativa historiográfica (MAGALHÃES, 2004), composta por avanços e remições no trabalho com as materialidades apresentadas e interpretadas, trazemos a lume uma nova cena da História da Educação Brasileira a respeito do processo de alfabetização, visto que as influências do Método Montessori na educação brasileira são pouco conhecidas. 

Biografia do Autor

  • Simone Ballmann Campos, UFSC

    [1]Doutora em Educação (UFSC), Coordenadora no Centro Educacional Menino Jesus (CEMJ) e Professora do Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Integrante do GPHIESC: Grupo de Pesquisa sobre História da Educação de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático