O terceiro caderno de Alice: reflexões acerca de um evento de letramento no contexto da alfabetização

Autores

  • Eliane Peres Universidade Federal de Pelotas
  • Gabriela Medeiros Nogueira Fundação Universidade do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017344-364

Palavras-chave:

alfabetização, letramento, escrita, caderno escolar

Resumo

Este artigo aborda a relação de uma criança com a língua escrita a partir de seus registros individuais em um caderno específico, como contribuição à história da alfabetização mais recente. Os dados de pesquisa aqui utilizados foram coletados em uma investigação mais ampla, que teve como objetivo principal identificar práticas de alfabetização e de letramento em turmas de pré-escola e de 1º ano, em Pelotas/RS, no contexto da implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O uso de um terceiro caderno pela aluna Alice, durante seu processo de alfabetização em uma escola pública, no 1º ano, em 2010, é tratado, neste trabalho, como um evento de letramento (HEATH, 1983; STREET, 2010) importante e decisivo para sua constituição como usuária competente da língua escrita. Essa iniciativa da criança (manutenção de outro caderno que não os escolares) revelou uma relação interativa e criativa com a língua escrita, em contraposição ao ensino mecânico e repetitivo da prática alfabetizadora da professora.

Biografia do Autor

  • Eliane Peres, Universidade Federal de Pelotas
    Professora Titular da Faculdade de Educação da UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Foi tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial-MEC/SESU) entre 2007 e 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem". É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006.
  • Gabriela Medeiros Nogueira, Fundação Universidade do Rio Grande
    Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, gestão 2014 - 2016 e Coordenadora adjunta na gestão 2017 - 2019. Iniciou como professora em 1989, atuando na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Formação de Professores em Nivel médio, no Ensino Superior e na Pós-graduação. Graduada em Pedagogia das Séries Iniciais do Primeiro Grau pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-1997); Especialista em Educação Matemática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL-1998); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2001) e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL-2011) . Realizou pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA-2016).

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático