O terceiro caderno de Alice: reflexões acerca de um evento de letramento no contexto da alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017344-364Palavras-chave:
alfabetização, letramento, escrita, caderno escolarResumo
Este artigo aborda a relação de uma criança com a língua escrita a partir de seus registros individuais em um caderno específico, como contribuição à história da alfabetização mais recente. Os dados de pesquisa aqui utilizados foram coletados em uma investigação mais ampla, que teve como objetivo principal identificar práticas de alfabetização e de letramento em turmas de pré-escola e de 1º ano, em Pelotas/RS, no contexto da implantação do Ensino Fundamental de nove anos. O uso de um terceiro caderno pela aluna Alice, durante seu processo de alfabetização em uma escola pública, no 1º ano, em 2010, é tratado, neste trabalho, como um evento de letramento (HEATH, 1983; STREET, 2010) importante e decisivo para sua constituição como usuária competente da língua escrita. Essa iniciativa da criança (manutenção de outro caderno que não os escolares) revelou uma relação interativa e criativa com a língua escrita, em contraposição ao ensino mecânico e repetitivo da prática alfabetizadora da professora.
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