PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: uma complexa relação de ensinar e aprender

Autores

  • Fatima Aparecida Souza Francioli Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017365-379

Palavras-chave:

Professoras Alfabetizadoras, Métodos de Alfabetização, Concepção de Educação, Desenvolvimento Intelectual

Resumo

Este estudo aborda a relação do trabalho das professoras alfabetizadoras e os métodos de alfabetização, observada durante os estágios dos alunos do curso de pedagogia. Diante de tais observações, constatou-se que as professoras não identificam a relação entre concepção de educação e métodos de alfabetização. Por isso, resgataram-se as concepções e os métodos, aproximando-os teoricamente, e se estabeleceu a relação entre teoria e prática como uma unidade centrada na vinculação que expressa o movimento dialético ao promover os conhecimentos dos alunos do nível menos desenvolvido, de caráter sincrético, para o nível mais desenvolvido, chegando à síntese, à tomada de consciência. Neste caso, os estudos aqui empreendidos demonstraram que a apropriação, pela criança, de novos conhecimentos provocará saltos qualitativos em seu desenvolvimento intelectual. 

Biografia do Autor

  • Fatima Aparecida Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí

    Colegiado de Pedagogia

    Area de Prática de Ensino

    Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático