PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: uma complexa relação de ensinar e aprender
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017365-379Palavras-chave:
Professoras Alfabetizadoras, Métodos de Alfabetização, Concepção de Educação, Desenvolvimento IntelectualResumo
Este estudo aborda a relação do trabalho das professoras alfabetizadoras e os métodos de alfabetização, observada durante os estágios dos alunos do curso de pedagogia. Diante de tais observações, constatou-se que as professoras não identificam a relação entre concepção de educação e métodos de alfabetização. Por isso, resgataram-se as concepções e os métodos, aproximando-os teoricamente, e se estabeleceu a relação entre teoria e prática como uma unidade centrada na vinculação que expressa o movimento dialético ao promover os conhecimentos dos alunos do nível menos desenvolvido, de caráter sincrético, para o nível mais desenvolvido, chegando à síntese, à tomada de consciência. Neste caso, os estudos aqui empreendidos demonstraram que a apropriação, pela criança, de novos conhecimentos provocará saltos qualitativos em seu desenvolvimento intelectual.
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