POLÍTICAS DE CIRCULAÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO NO SUL DE MATO GROSSO E SEUS MÉTODOS (1927-1961)
DOI:
https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017268-286Palavras-chave:
História da alfabetização, Políticas públicas, Livros didáticos de alfabetização.Resumo
Neste estudo, analisam-se dispositivos de circulação de livros didáticos de alfabetização, também denominados cartilhas, na escola primária do sul do estado de Mato Grosso, entre 1927 e 1961. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos legais de cunho nacional e estadual, que nortearam o ensino primário durante este período. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender o investimento feito para ensinar a ler e a escrever à luz desses artefatos. Os resultados alcançados indicam que os dispositivos legais analisados, de forma direta ou indireta, indicavam o método de alfabetização e os livros didáticos que deveriam circular naquele contexto, subjetivando práticas didáticas e a forma de pensar a alfabetização a cada nova lei ou decreto criados.
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