O IMPRESSO “LIÇÕES DE LER” NA HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO NO IMPÉRIO BRASILEIRO.

Autores

  • Suzana Lopes Albuquerque USP
  • Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017214-231

Palavras-chave:

Lições de ler, Império, Brasil.

Resumo

O presente escrito tem como objetivo apresentar o impresso Lições de Ler, publicado em 1832 pela Typografia Nacional e escrito por José da Costa e Azevedo que, dentre inúmeros espaços ocupados, viria a ser o primeiro diretor da Escola Normal de Niterói e o primeiro professor de todas as cadeiras nessa escola. A localização desse impresso ocorreu por uma denúncia do português António Feliciano Castilho, registrada em uma carta à sua mulher, a qual acusava de plagiário o professor Costa e Azevedo, por ter feito uma estropiação de Joseph Jacotot, e ainda do português António Araújo de Travassos. Para o entendimento desse contexto, utilizamos fontes como cartas, impressos e fontes jornalísticas, fazendo uma leitura com Bittencourt (2004) e Batista e Galvão (2009). Esse cenário de embates entre diferentes propostas de métodos de alfabetização no Brasil Imperial remonta a disputas políticas, filosóficas, sociais, dentre outras, que extrapolam as querelas dos métodos pedagógicos.

Biografia do Autor

  • Suzana Lopes Albuquerque, USP
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Doutoranda em Educação na Universidade de São Paulo, na linha de pesquisa História da Educação e Historiografia. Atualmente é Professora de Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, com projeto de pesquisa cadastrado intitulado "Caminhos da Educação em Goiás: vestígios de materiais e métodos de ensino nas escolas de primeiras letras Oitocentista". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação e profissionalização docente, concepção de infância, métodos de ensino e aprendizagem. Atualmente é sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Panecástica - Homem, Trabalho e Educação Profissional Tecnológica (IFG).
  • Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
    FEUSP

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático