A prescrição da Alfabetização em Minas Gerais a partir da Reforma da Instrução Pública em 1906 e a sua apropriação no Grupo Escolar de Lavras MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017306-323

Palavras-chave:

Alfabetização, Minas Gerais, Reforma João Pinheiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as estratégias políticas e os métodos construídos para a alfabetização a partir da Reforma Educacional instituída pelo governador João Pinheiro, com a instalação dos Grupos Escolares. Objetiva, também, apresentar como o programa de alfabetização se efetivou no terceiro Grupo Escolar da cidade de Lavras - MG, onde teve a atuação de Firmino da Costa Pereira, um expoente para a História da Educação nacional. Para a efetivação deste trabalho foram realizadas pesquisas no Arquivo Público Mineiro de Belo Horizonte e no Museu Bi Moreira, em terras lavrenses. É possível concluir que toda uma materialidade específica para a alfabetização foi inaugurada a partir da construção dos Grupos Escolares, com o intuito de civilizar e modernizar o país. A apropriação do modelo oficial de alfabetização prescrito teve alterações específicas que foram além do normativo, pois o diretor do Grupo Escolar de Lavras, Firmino Costa, soube imprimir um caráter singular à estruturação da alfabetização em terras mineiras, que teve repercussão nacional.  

Biografia do Autor

  • Jardel Costa Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG / Unidade Poços de Caldas MG
    Possui graduação em Filosofia com habilitação em História pelo Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS; Graduação em Pedagogia pela Faculdade Geremário Dantas - SFNSC; especialização em Filosofia Moderna e Contemporânea no Brasil pela Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ;  mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP.  Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares, Filosofia e Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira (séculos XIX e XX); Cultura Escolar; Educação; Educação, gênero e formação de professores; Aprendizagem, pensamento filosófico e atuação dos Intelectuais da Educação. Realizou o doutorado-sanduíche com o fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Loyola de Chicago USA, sob a co-orientação do Professor Dr. Noah Sob. É membro fundador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas de História e Educação (GIEPHE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e é também pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Atua como professor universitário na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Campus Poços de Caldas MG.
  • Jefferson da Costa Moreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)
    Graduando em Filosofia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), na modalidade de licenciatura.Vem desenvolvendo pesquisas nas seguintes áreas: Instituições Escolares, Filosofia e Práticas Pedagógicas; História da Educação Brasileira; Cultura Escolar; Educação; Formação de Professores; Aprendizagem, Pensamento filosófico e atuação dos Intelectuais da Educação

Downloads

Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático