EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO POPULAR E DOS PROCESSOS DE SUBJETIAÇÃO

Autores

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017380-394

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização de Jovens e Adultos, Educação Popular, Processos de subjetivação.

Resumo

Este artigo traz algumas reflexões em torno da educação e alfabetização de jovens e adultos, a partir da educação popular e dos processos de subjetivação. É um exercício de pensamento em torno de alguns eixos, princípios e dimensões. Procura pistas que auxiliem no desafio de ensinar jovens e adultos a ler e a escrever, como uma vivência, um movimento de criação, em que a leitura e a escrita aconteçam junto com um processo de construção de sentidos para viver. Reafirma a educação como prática da liberdade, um ato político, um ato de conhecimento, por isso mesmo, um ato criador. 

Biografia do Autor

  • Dulcinéia de Fátima Ferreira, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

    Professora Adjunto da UFSCar - Sorocaba . Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Líder do GECOMS (Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais) UFSCAR- Sorocaba, Integrante do Grupo de pesquisa Processos de subjetivação e Tecnologias  - UNESP- Rio Claro. Pós doutoranda na UFMA - Programa Saúde e ambiente.

    e-mail: [email protected].

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático