O COMPÊNDIO DE PEDAGOGIA PRÁTICA DE JOAQUIM JOSÉ DE ARAUJO: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL IMPERIAL

Autores

  • Cintia Gomes da Silva ÚFAL Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Roseane Maria de Amorim Universidade Federal de Alagoas- Centro de Educação

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017414-432

Palavras-chave:

Escola normal, Formação docente, Compêndio de pedagogia prática

Resumo

O presente trabalho objetivou analisar a formação na Escola Normal em Alagoas no período imperial. Procurou, também, apresentar algumas reflexões sobre a formação docente no Brasil por meio do Compêndio de pedagogia pratica de Joaquim José de Araujo. A realização do trabalho foi possível via operação metodológica que se baseia na leitura e análise de fontes primárias em consonância com as discussões sobre a história da profissão docente no Brasil. Compreende-se que o Compêndio de Joaquim José de Araujo tinha como tipo ideal a formação de professores regrados e obedientes à ordem social estabelecida pela elite brasileira. Somente pouco a pouco veio a surgir, em todo o país, uma formação mais crítica de professores e professoras.

Biografia do Autor

  • Cintia Gomes da Silva, ÚFAL Programa de Pós-Graduação em Educação
    Graduada em Pedagogia (Ufal). Mestranda em Educação – PPGE/Ufal. E-mail:
  • Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal de Alagoas- Centro de Educação
    professora Adjunta 3 do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas -UFAL. Setor Fundamentos da Educação

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua