POLÍTICAS E MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DE PRIMEIRAS LETRAS DA CIDADE DO ASSÚ/RN (1829-1908)

Autores

  • Gilson Lopes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marlúcia Menezes de Paiva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v11e202017232-248

Palavras-chave:

Escolas de Primeiras Letras, Alfabetização, Assú.

Resumo

Neste artigo analisamos os métodos e políticas de alfabetização instituídos na consolidação das Escolas de Primeiras Letras na cidade do Assú/RN. Esse modelo educacional foi criado a partir da Lei de 15 de outubro de 1827, instituindo escolas de ensino primário nas cidades, vilas e povoados do recém criado Império brasileiro. A implantação das escolas na cidade ocorreu em 1829, quando era chamada de Vila Nova da Princesa e desenvolvia importantes atividades econômicas no interior do estado. Como principais métodos e características das escolas do período imperial, destacamos o funcionamento nas residências dos próprios professores ou em outros lugares adaptados, sendo os mestres também considerados o centro do processo educativo. As políticas aplicadas nas Escolas de Primeiras Letras apontam diversos entraves na sua consolidação, salários de professores estipulados de forma discriminatória e um perfil excludente no público atendido.

Biografia do Autor

  • Gilson Lopes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN na linha de pesquisa Educação, estudos sociohistóricos e filosóficos
  • Marlúcia Menezes de Paiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFRN

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Publicado

2017-12-14

Edição

Seção

Dossiê Temático