v. 15 n. 27 (2021)
O dossiê Escrita e Leitura no contexto escolar: diálogos múltiplos apresenta artigos de pesquisadores portugueses e brasileiros sobre espaços, projetos e propostas pedagógicas que objetivam um encontro profícuo das crianças e dos jovens com a leitura e a escrita naquele contexto. Nesse sentido, para além de reflexões e abordagens teóricas, os artigos selecionados resultam de estudos e pesquisas desenvolvidas no âmbito acadêmico, mas que lançam luz sobre os atos de ler e escrever na escola, incluindo ainda discussões sobre a educação literária e análises de documentos oficiais, do Brasil e de Portugal, sobretudo no que se refere a diretrizes e orientações para a formação de leitores literários ou, ainda, sobre a importância do ensino e da aprendizagem da oralidade. Sendo assim, são estudos que se propõem a ver a escola com uma visão mais humanizadora e humanizada, vislumbrando uma educação que seja capaz de formar crianças e jovens que atuem como protagonistas na sociedade, com possiblidades reais de serem ouvidos, lidos e compreendidos.