FORMAÇÃO DE LEITORES NO ÂMBITO DO PROJETO DE EXTENSÃO CARRO-BIBLIOTECA DA UFOP

Autores

  • Hércules Tolêdo Corrêa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Elton Ferreira de Mattos Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v15e272021147-165

Palavras-chave:

Letramento literário, Incentivo à leitura, Carros-Biblioteca.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar as ações do Projeto de Extensão Carro-Biblioteca da UFOP para a formação de leitores, especialmente a formação de leitores literários. Os objetivos específicos do trabalho são: identificar as práticas de letramento literário ocorridas no âmbito do trabalho do Projeto Carro-Biblioteca; analisar as contribuições do projeto para a formação de leitores, mais especificamente de leitores literários. A investigação fundamenta-se em estudos sobre o letramento, letramento literário e mediação de leitura. Como metodologia de pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa por meio da pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Assinalamos as práticas de letramento literário e as metodologias aplicadas em cada evento realizado, tais como a contação de histórias; os jogos e brincadeiras e as rodas de leitura. Após análise do conteúdo dos dados coletados, ratificamos a importância do Projeto na formação de leitores, especificamente leitores literários, ao comparecer nas comunidades, propondo atividades literárias e disponibilizando livros. Identificamos, ainda, de forma mais sistemática, como ocorre essa colaboração universidade-comunidade.

Biografia do Autor

Hércules Tolêdo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002)

Professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto

Lotado no Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP

Elton Ferreira de Mattos, Universidade Federal de Ouro Preto

Bibliotecário da Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação pela Universidade Fepderal de Ouro Preto

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Dossiê Temático