OS DOCUMENTOS COMPLEMENTARES AOS ACERVOS DO PNBE PARA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS QUE TANGEM AO LIVRO DE IMAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202154-72

Palavras-chave:

Infância. Educação Infantil. Literatura. PNBE.

Resumo

O Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), um dos maiores programas governamentais no Brasil de distribuição de livros, e que perdurou entre os anos de 1997 a 2014, dedicou entre os anos de 2008 a 2014 a distribuição de livros para a Educação Infantil. Neste artigo apresentamos e discutimos os dois documentos complementares que acompanharam os acervos: Literatura na Infância: Imagens e palavras (BRASIL, 2008) e o Guia 1- PNBE na escola: literatura fora da caixa (BRASIL, 2014a), explorando o que dizem sobre o Livro de Imagem, gênero literário presente nos acervos. Ao trazermos uma avaliação crítica dos documentos suplementares que acompanharam os acervos do PNBE para Educação Infantil se intenta prospectar novas possibilidades de dimensionar os aspectos dos livros literários para a pequena infância, ampliando os estudos neste campo.

Biografia do Autor

Maria Laura Pozzobon Spengler, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pedagoga pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), com experiência docente na Educação Infantil, anos iniciais e Ensino Superior. Especialista em Gestão Escolar e Interdisciplinaridade, pela Faculdade de Joinville e especialista em Psicopatologia da Infância e Adolescência pela Sociesc. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Vice-líder do Grupo de Pesquisas LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária, da Universidade Federal de Santa Catarina. Experiência em formação de professores nas áreas de Alfabetização e Letramento, Pequena Infância e Educação Literária. Atualmente é Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Eliane Santana Dias Debus, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Dossiê Temático