EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA INFÂNCIA E PROMOÇÃO DE VALORES: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO 4º ANO DO ENSINO BÁSICO NUMA ESCOLA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202193-111

Palavras-chave:

Atividades de leitura, Cidadania, Educação literária, Valores.

Resumo

Este artigo relata uma intervenção pedagógica levada a cabo junto de alunos do 4º ano de escolaridade do Ensino Básico, em Portugal, com dois objetivos: (1) desenvolver a educação literária na infância, estimulando o gosto e o interesse pela leitura de textos literários de qualidade; (2) promover uma educação para valores de tolerância e de respeito pelo outro.

O referencial teórico convocou os conceitos de educação literária (AZEVEDO; BALÇA, 2017; AZEVEDO; BALÇA, 2019; MENDOZA, 1999; ROIG, 2009; ROIG, 2012; ROIG, 2013), de promoção de uma educação para os valores e os pressupostos metodológicos do Programa de Leitura Fundamentado na Literatura (YOOP; YOOP, 2006).

Os resultados obtidos mostram-nos que a concretização desta intervenção pedagógica possibilitou aos alunos uma pluralidade de vivências e experiências, contribuindo para a construção de conhecimento e um maior interesse pelos livros e pela leitura.

Biografia do Autor

Fernando Azevedo, Centro de Investigação em Estudos da Criança / Universidade do Minho

Fernando Azevedo é Professor Associado com Agregação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), onde é o responsável pela regência de unidades curriculares de graduação e de pós-graduação nas áreas da Didática da Língua Portuguesa e da Formação de Leitores. É atualmente o diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança, sendo igualmente o responsável científico do Plano Local de Leitura de Braga. Possui o título de Doutor em Ciências da Literatura. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC). Integra o Observatório de Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ). Pertence à Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura. Possui obras publicadas nos domínios da hermenêutica textual, literatura infantil e formação de leitores.

Para informação mais detalhada:

https://www.cienciavitae.pt/pt/E11F-8FE6-C98F

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Dossiê Temático