NOTAS SOBRE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO EM ARTES COMO ESPAÇO DO POSSÍVEL

Autores

  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense
  • Aurélia Regina de Souza Honorato Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v15e272021166-178

Palavras-chave:

Experiência estética, Educação, Formação, Arte.

Resumo

No âmbito da educação, cabe-nos colocar uma questão: Como pensar o conceito de educação na perspectiva da expressividade estética da arte? Nesses termos, pretende-se pensar educação vinculada aos aspectos da formação em artes, sobretudo, nas relações pedagógicas atuais do ensino de artes. Isto é, considerá-la a partir dos seus desdobramentos formativos na prática pedagógica, numa sociedade que privilegia resultados, ao invés de promover uma formação cultural para emancipação. O presente texto tem como ponto básico, problematizar o conceito de experiência estética no âmbito da educação, a partir de alguns aspectos fundamentais da formação em artes como espaço do possível. Os significados disso são relativos ao conhecimento e se aproximam mais da perspectiva do experimento e da conjunção educação e a experiência estética como espaço do possível. Para poder discutir o conceito de experiência estética e conduzi-lo na perspectiva da formação, primeiramente, tratamos sobre o sentido do conceito de experiência. E num segundo momento, buscamos a aproximação entre a compreensão do conceito de experiência estética e a formação em artes como espaço do possível.

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutorado em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

Aurélia Regina de Souza Honorato, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina, na linha de pesquisa Linguagem e Cultura (2015). Mestra em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória (2007). Especialização em Arte-Educação (1987) pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Professora na Universidade do Extremo Sul Catarinense no curso de Artes Visuais e da disciplina de artes na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua