PERCURSOS DE ESCRITA CRIADORA PARA UMA PEDAGOGIA DA BELEZA (pela mão de Matilde Rosa Araújo)

Autores

  • Lúcia Maria Barros Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto da Educação da Universidade do Minho (CIEC-UM) http://orcid.org/0000-0001-7373-7570

DOI:

https://doi.org/10.19177/prppge.v15e27202132-53

Palavras-chave:

Educação Literária, Escrita, Literatura Infantil, Desenvolvimento Sustentável, Matilde Rosa Araújo.

Resumo

A obra de Matilde Rosa Araújo, um nome maior na literatura para a infância, em Portugal, cujo centenário de nascimento se comemora no presente ano, constitui um hino à natureza e à humanidade, encerrando múltiplas potencialidades para uma abordagem integradora ao currículo, atendendo sobretudo à mudança que o novo paradigma educacional perspetiva. Enquadrando a nossa reflexão em recentes diretrizes governamentais, decorrentes principalmente da Agenda 2030 e da educação para os objetivos do desenvolvimento sustentável, e cruzando-a com os eixos temáticos emergentes da obra de Matilde, apresentamos uma proposta de trabalho, onde a educação literária e a escrita, pelo caráter transversal de que se revestem, se afiguram como meios de construção de uma pedagogia humanizadora, centrada num olhar atento ao Outro e à Casa que juntos habitamos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Barros, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto da Educação da Universidade do Minho (CIEC-UM)

Nasceu em Paris, no ano da Revolução dos Cravos. É Professora Bibliotecária Coordenadora no Agrupamento de Escolas António Feijó, docente de Literatura Infantojuvenil e coordenadora da Pós-Graduação em Educação Literária e Literatura para a Infância e Juventude, na ESE de Viana do Castelo; é Formadora de Professores na área da Educação Literária, da Literatura para a Infância e Juventude, da Escrita Criativa e da Formação de Leitores e Mediadores. Doutorada em Estudos da Criança – Literatura para a Infância, pelo Instituto da Educação da Universidade do Minho. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança, e integra a comissão científica do PLL de Braga. Faz investigação na área da Educação Literária, Literatura para a Infância e Juventude, Formação de Leitores e Mediadores. Desde 2007 que coordena e dinamiza projetos de promoção da leitura em ambiente familiar, trabalho que tem vindo a ser reconhecido, a nível nacional, através da atribuição de prémios e distinções diversas.

Downloads

Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Dossiê Temático