CONTOS TRADICIONAIS DOS PAÍSES LUSÓFONOS – UMA EXPERIÊNCIA DE PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/poisis.v15e27202173-92

Palavras-chave:

Contos Tradicionais, Animais, Educação Intercultural, Países Lusófonos.

Resumo

O presente artigo debruça-se sobre a forma como os contos tradicionais de animais de diferentes países lusófonos podem contribuir para a aquisição de aprendizagens interculturais em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os principais objetivos deste estudo são: promover a sensibilidade à diversidade cultural em alunos do 1.º CEB através de contos tradicionais; descrever a influência dos contos de animais dos países lusófonos em aprendizagens interculturais destes alunos; analisar a importância dos contos de animais para a motivação na aprendizagem; desenvolver atitudes de respeito pelo Outro; desenvolver atitudes de respeito pelo meio ambiente. Os contos tradicionais alimentam a imaginação dos leitores e abrem espaços simbólicos para que estes se possam compreender a si mesmos e ao mundo que os rodeia. A opção metodológica desenvolvida foi a investigação-ação, onde o investigador dá especial importância à prática e à reflexão, identificando problemas e planeando estratégias para os ultrapassar.

Biografia do Autor

  • Maria da Natividade Carvalho Pires, Instituto Politécnico de Castelo Branco - ESE

    Departamento de Ciências Sociais e da Educação -

    Línguas, Literatura e Cultura

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Publicado

2021-08-13

Edição

Seção

Dossiê Temático