AS PLANTAS E A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO NORTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Gabriane Da Silva Matos UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Renato Abreu Lima INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e18289

Palavras-chave:

Etnobiologia, Botânica, Espécies amazônicas, Conservação

Resumo

A produção e divulgação de dados e informações sobre a florística e fitossociologia voltados para os trabalhos etnobiológicos no ecossistema amazônico são ferramentas importantes para conservar a diversidade de espécies e contribuir para a compreensão da dinâmica na estrutura arbórea em áreas de recuperação ambiental na região Norte. O objetivo desta pesquisa foi realizar um levantamento de trabalhos publicados sobre os estudos da florística e fitossociologia, numa perspectiva etnobiológica na Região Norte. Desta forma, procurou-se identificar as metodologias estruturadas pelos autores como pertinentes nas bibliografias disponíveis, com ênfase em artigos científicos, dissertações e livros. Os 19 trabalhos encontrados constatamos que foram desenvolvidos levantamentos e inventários sobre a composição florística e os parâmetros fitossociológicos nos diferentes estudos nos estados de Roraima, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Tocantins e Pará. Assim, as espécies vegetais que se apresentaram com maior frequência foram as das famílias botânicas Lecythidaceae, Caesalpiniaceae, Lauraceae, Leguminoseae, Fabaceae, Anacardiaceae, Myrtaceae, Lauraceae, Malvaceae, Bromeliaceae e Solanaceae. Portanto, as famílias de maior importância ecológica apresentadas neste estudo contribuíram com a riqueza local de espécies, com o número de indivíduos e com a diversidade vegetal na região Norte.

Biografia do Autor

  • Gabriane Da Silva Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

    Discente do Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

  • Renato Abreu Lima, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
    Biólogo, com registro profissional nº 73096/06 D, possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas (2009); Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição (2011); Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Atuou como estagiário e bolsista CNPq na área de Química de Produtos Naturais e de Biotecnologia Vegetal trabalhando com espécies vegetais de potencial econômico e medicinal (2006-2011) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA RONDÔNIA). Atualmente, é docente da UFAM onde desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de Biologia Geral e de Bioprospecção da Biodiversidade Amazônica.

Downloads

Publicado

2023-03-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS PLANTAS E A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL NA REGIÃO NORTE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12(1), e18289. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e12023e18289

Artigos Semelhantes

1-10 de 195

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)