BIOMAS LOCAIS, ARTESANATO E DESIGN

UM ESTUDO COM AS SEMPRE-VIVAS DE DIAMANTINA - MINAS GERAIS/BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e18863

Palavras-chave:

Biomas, Artesanato, Design, Sempre-vivas, Espécies Vegetais

Resumo

Este artigo, tem como objetivo apresentar algumas características dos principais biomas mineiros e espécies vegetais para a produção artesanal. Como metodologia, realiza-se uma revisão bibliográfica, recorte da pesquisa científica, que registra as espécies vegetais e as possibilidades de utilização de seus resíduos vegetais para a produção artesanal, no território mineiro. Os conhecimentos, acerca desta flora que pode ser encontrada em Minas Gerais, são guiados por uma análise metodológica proposta pelo design. Utiliza-se como grupo focal as Apanhadoras de Sempre-vivas, artesãs, em comunidades do município de Diamantina, Minas Gerais - Brasil. Em resultados, foi possível perceber que, por meio de atividades participativas, novos produtos foram desenvolvidos pela comunidade. Conclui-se que, as artesãs realizaram adequações das propostas, mantendo a identidade das comunidades. Um catálogo com as espécies vegetais para produção artesanal poderá contribuir para ampliação do conhecimento das espécies e preservação dos biomas mineiros.

Biografia do Autor

  • Nadja Maria Mourão, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Doutoranda em Design, pela Universidade do Estado de Minas Gerais; Mestra em Design, inovação e sustentabilidade pela UEMG (2011); Pós-Graduação em Arte Educação pela UEMG - Faculdade de Educação (1999); Bacharel em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho (1994). Membro do CEDTec - Centro de Estudos de Design & Tecnologia, desde 2012. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq: Estudos em design, comunidades, tecnologias sociais e iniciativas sustentáveis – DECTESIS; membro dos grupos: Tecnologia Social e Design Inclusivo; Design, Inovação & Tecnologia; Estudos em Design, Identidade e Território. Professora titular UEMG - Escola de Design, desde 1997. Experiências profissionais em Educação e Comunidades. Atuação em destaque: Tecnologia Social, Sustentabilidade, Design, Cultura e Identidade. 

  • Isabela Carvalho Lana Grossi, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Estudante de graduação do curso de Design de Produto da Universidade do Estado de Minas Gerais. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq: DECTESIS - Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis. Foi pesquisadora de Iniciação científica da pesquisa: "Biomas mineiros e design sustentável: estudo de espécies vegetais para produção artesanal em comunidades" em 2022 e da pesquisa: "O processo de criação do conceito visual de um automóvel de uso comum proposto para o contexto dos Track Days", em 2021. Atuou como voluntária do Projeto de Extensão: "Design e sempre-vivas: Caminhos em flores para o desenvolvimento do artesanato em Minas Gerais", em 2022, e do projeto extensionista: “Implantação da Empresa Junior da Escola de Design - UEMG", no período de 2020 a 2022.

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

BIOMAS LOCAIS, ARTESANATO E DESIGN: UM ESTUDO COM AS SEMPRE-VIVAS DE DIAMANTINA - MINAS GERAIS/BRASIL . (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12, e18863. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e18863

Artigos Semelhantes

1-10 de 152

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.