PROSPECÇÃO FITOQUÍMICA DO EXTRATO VEGETAL DE Piper mollicomum KUNTH (PIPERACEAE) E SEU POTENCIAL ANTIMICROBIANO

Autores

  • Karen Priscila Cartimare Almeida UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Ana Cristina Viana Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Felipe Sant' Anna Cavalcante Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Renato Abreu Lima INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e32019550-565

Palavras-chave:

Staphylococcus aureus. MRSA. Produtos naturais.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do extrato etanólico de Piper mollicomum sobre bactérias. A prospecção fitoquímica foi realizada utilizando reativos específicos. Para a avaliação microbiológica, utilizou-se à técnica de difusão em ágar. Os testes fitoquímicos constataram a presença de alcaloides nos extratos e tiveram inibição nas bactérias testadas. P. mollicomum apresentou metabólitos secundários de grande importância e seu uso como antimicrobiano é essencial.

Biografia do Autor

Karen Priscila Cartimare Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM).

Ana Cristina Viana Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM).

Tatyanna Mariúcha de Araújo Pantoja, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente, Graduação em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura, Universidade Federal do Amazonas (INC/UFAM).

Felipe Sant' Anna Cavalcante, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

É formado em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pelo Centro Universitário São Lucas (UniSL) em Porto Velho-RO (2018). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UniSL (2019). Atualmente, é mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Desenvolve pesquisas relacionadas as áreas de Botânica, Micologia, Meio Ambiente e Educação. Possui registro no Conselho Regional de Biologia da 6ª Região (CRBio-06) sob o número 103821/06-D.

Renato Abreu Lima, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Biólogo, com registro profissional nº 73096/06 D, possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas (2009); Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição (2011); Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Atuou como estagiário e bolsista CNPq na área de Química de Produtos Naturais e de Biotecnologia Vegetal trabalhando com espécies vegetais de potencial econômico e medicinal (2006-2011) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA RONDÔNIA). Atualmente, é docente da UFAM onde desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de Biologia Geral e de Bioprospecção da Biodiversidade Amazônica.

Downloads

Publicado

2019-10-03

Edição

Seção

Artigos