PERCEPÇÃO AMBIENTAL E INSUSTENTABILIDADE: VISÃO CRÍTICA DOS PRODUTORES E COLETORES DE BACURI DA MESORREGIÃO MARAJÓ, AMAZÔNIA ORIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022212-235

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Agroextrativismo, Gestão socioambiental, Bacurizeiros, Pequena produção

Resumo

Este artigo avaliou a percepção ambiental com foco nos aspectos de sustentabilidade agronômica e ambiental dos pequenos produtores e coletores de bacuri da Mesorregião Marajó. A pesquisa foi quali-quantitativa, realizada nos municípios de Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Ponta de Pedras. Aplicou-se 52 questionários semi-estruturados para produtores e coletores. Observou-se que 34 entrevistados efetuam atividades de queimadas e desmatamentos em seus estabelecimentos para finalidades agrícolas, como a limpeza da área e implementação dos roçados, assim como também a queima de resíduos sólidos domésticos (65,4%), e 18 não fazem o uso do fogo para realizar tais ações em suas propriedades (34,6%). Os pequenos produtores e coletores estão cientes quanto aos aspectos prejudiciais dos desmatamentos e queimadas, mas fazem por estrita questão de sobrevivência. É importante que diferentes esferas governamentais, procurem criar alternativas tecnológicas e econômicas concretas, no qual para esta pesquisa recomenda o manejo de bacurizeiros com a participação local.

Biografia do Autor

  • Matheus Gabriel Lopes Botelho, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
    Engenheiro Agrônomo. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil.
  • Alfredo Kingo Oyama Homma, Embrapa Amazônia Oriental. Universidade do Estado do Pará (UEPA). Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
    Doutor em Economia Rural. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil.
  • Antônio José Elias Amorim de Menezes, Embrapa Amazônia Oriental.
    Doutor em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Brasil.
  • Maria da Cruz Chaves Lima Moura, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
    Doutora em Fitotecnia. Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Ana Cláudia Caldeira Tavares-Martins, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA).
    Doutora em Botânica. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO AMBIENTAL E INSUSTENTABILIDADE: VISÃO CRÍTICA DOS PRODUTORES E COLETORES DE BACURI DA MESORREGIÃO MARAJÓ, AMAZÔNIA ORIENTAL. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 212-235. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022212-235

Artigos Semelhantes

1-10 de 1036

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.