A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE: UMA BREVE ANÁLISE

Autores

  • Albanice Souza dos Ramos INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Paulo Rogério Beltramin da Fonseca INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Eulina Maria Leite Nogueira INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Renato Abreu Lima INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v8e4201930-41

Palavras-chave:

Impactos Ambientais. Meio Ambiente. Globalização.

Resumo

Atualmente, a educação ambiental e desenvolvimento sustentável são temas importantes e recorrentes, que nos fazem refletir sobre a necessidade de fazer algo para preservar o meio ambiente. O presente estudo apresenta por objetivo analisar a importância da educação ambiental para o desenvolvimento da sustentabilidade por meio de um estudo bibliográfico. O levantamento de dados foi realizado nas bases de dados no Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), PubMed, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), entre 1988 a 2018, em português e/ou inglês, utilizando os descritores educação ambiental, sustentabilidade, ação antrópica, meio ambiente e globalização. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que surgiram vários movimentos e organizações em prol da preservação do meio ambiente e consequentemente, da manutenção da vida, tendo em vista que ambas as questões estão intrinsecamente relacionadas. Obviamente, a crise ambiental é uma das questões fundamentais enfrentadas pela humanidade e exige a necessidade de uma mudança de mentalidade, em busca de novos valores e uma ética em que a natureza não seja vista apenas como fonte de lucro e passe, acima de tudo, a ser enfocada como meio de sobrevivência, para as espécies que habitam o planeta, inclusive o homem.

Biografia do Autor

Albanice Souza dos Ramos, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Campus Vale do Rio Madeira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Endereço: Rua 29 de Agosto, 786, Centro, CEP: 69.800-000, Humaitá-AM.

Paulo Rogério Beltramin da Fonseca, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Campus Vale do Rio Madeira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Endereço: Rua 29 de Agosto, 786, Centro, CEP: 69.800-000, Humaitá-AM.

Eulina Maria Leite Nogueira, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Pedagoga, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH/IEAA/UFAM).

Renato Abreu Lima, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

Biólogo, com registro profissional nº 73096/06 D, possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas (2009); Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição (2011); Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Atuou como estagiário e bolsista CNPq na área de Química de Produtos Naturais e de Biotecnologia Vegetal trabalhando com espécies vegetais de potencial econômico e medicinal (2006-2011) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA RONDÔNIA). Atualmente, é docente da UFAM onde desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de Biologia Geral e de Bioprospecção da Biodiversidade Amazônica.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Edição

Seção

Artigos