MAPEAMENTO SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO E MANEJO DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022251-268

Palavras-chave:

Gerenciamento ambiental, Recursos hídricos, Percepção ambiental

Resumo

O objetivo do trabalho foi identificar através do mapeamento socioambiental como ocorre o manejo e a gestão de águas na zona rural da região semiárida do Brasil. Para isto o percurso metodológico foi desenvolvido no formato de oficina com agricultores da região semiárida paraibana por meio de grupos focais para construção dos mapas socioambientais e a identificação de riscos, seguido de etapas de sensibilização ambiental. Participaram 21 agricultore(a)s a maioria do sexo masculino e de faixa etária entre 16 e 60 anos. Identificou-se oito fontes de água utilizadas pelos participantes, destacando-se águas de chuvas e águas de carros-pipa armazenadas em cisternas, como as mais frequentes. Águas oriundas de carros-pipa e barreiros foram apontadas como as de maior risco de veiculação de doenças. Três modelos de gestão e manejo da água foram categorizados considerando a sustentabilidade e dependência de abastecimento por fontes assistencialistas: (i) gestão sustentável independente (10%), (ii) gestão sustentável dependente (50%), (iii) gestão simplificada e sem base sustentável (40%). Considerando o grupo em estudo, 90% dos participantes, tem de algum modo dependência das políticas de combate/convivência com a seca em seu cotidiano, contudo nota-se que o desenvolvimento e implantação de tecnologias sociais para armazenamento da água em áreas rurais no semiárido, apresentam-se como estratégia importante para superação da pobreza, garantia da segurança alimentar e convivência/adaptação climática, sustentável.

Biografia do Autor

  • Gleydson Kleyton Moura Nery, Instituto Nacional do Semiárido
    Bióloga, Mestre em Ecologia e Conservação e Pesquisador do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)  
  • Janiele França Nery, Instituto Nacional do Semiárido

    Bióloga, Doutora em Ciências Ambientais e Pesquisadora do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

  • Antonio Carlos Pires de Mello, Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas

    Agrônomo, Mestre em Sociologia e Coordenador do Programa Manejo da Agrobiodiversidade do Programa de Aplicação de Tecnologias Apropriadas (PATAC).

  • Fabiane Rabelo da Costa Batista, Instituto Nacional do Semiárido

    Agrônoma, Doutora em Genética e Pesquisadora Titular do Núcleo de Biodiversidade do Instituto Nacional do Semiárido (INSA)

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAPEAMENTO SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO E MANEJO DE ÁGUA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 251-268. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022251-268

Artigos Semelhantes

1-10 de 1046

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.