CARACTERIZAÇÃO DOS CRIMES AMBIENTAIS EM MANAUS ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2017

Autores

  • Samara Moreira Barbosa UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
  • Cláudio Nahum Alves Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Thierry Gasnier UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA).
  • Tales Vinicius Marinho de Araújo Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
  • Renato Abreu Lima INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022394-403

Palavras-chave:

Crimes ambientais, Degradação ambiental, Manaus.

Resumo

O crescimento exacerbado da população ocasiona transformações na superfície da Terra e a principal
consequência da ação conjunta dos fatores supracitados refere-se à degradação ambiental. Esta degradação ocorre pelo crescimento dos crimes ambientais em território brasileiro, principalmente na floresta Amazônica que geram um grande prejuízo ao meio ambiente e a população. Este trabalho objetivou identificar os crimes ambientais a partir dos boletins de ocorrência produzidos pela Polícia Civil no Sistema Integrado de Segurança Pública do Estado do Amazonas, no período de 2014 a 2107, na cidade de Manaus, utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG). Com base nos registros documentais, os registros policiais obtidos continham latitude e longitude e, por conseguinte foram tratados no software Argcis que possibilitou a produção de mapas específicos. Tal metodologia tornou possível quantificar os crimes ambientais, além de apontar as maiores concentrações de cada evento, a localização espacial e o perfil do agente executor dos delitos averiguados. Desta forma, ao se estudar as diversas infrações determinadas na lei de crime ambiental do Brasil, percebemos que em Manaus as condições socioeconômicas dos bairros e por conseguinte de seus moradores não são agentes determinantes para efetuação de tais delitos, pois os mesmos são praticados em bairros periféricos e ricos. Além disso, os índices de registro dos crimes contra a natureza estão diminuindo, apesar de uma pequena variação nos últimos dois anos.

Biografia do Autor

  • Samara Moreira Barbosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
    Mestranda em Ciências Ambientais, UFPA.
  • Cláudio Nahum Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA).
    Docente da UFPA.
  • Thierry Gasnier, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA).
    Mestrando em Ciências Ambientais, UFPA.
  • Tales Vinicius Marinho de Araújo, Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
    Docente da UFAM.
  • Renato Abreu Lima, INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, AGRICULTURA E AMBIENTE (IEAA), UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
    Biólogo, com registro profissional nº 73096/06 D, possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas (2009); Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição (2011); Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2011) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2016). Atuou como estagiário e bolsista CNPq na área de Química de Produtos Naturais e de Biotecnologia Vegetal trabalhando com espécies vegetais de potencial econômico e medicinal (2006-2011) na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA RONDÔNIA). Atualmente, é docente da UFAM onde desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de Biologia Geral e de Bioprospecção da Biodiversidade Amazônica.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARACTERIZAÇÃO DOS CRIMES AMBIENTAIS EM MANAUS ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2017. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11(4), 394-403. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e42022394-403

Artigos Semelhantes

1-10 de 1083

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)