INJUSTIÇAS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: O QUE SÃO E COMO SURGEM?

Autores/as

  • Stevam Gabriel Alves Universidade Federal de Pernambuco
  • Solange Laurentino dos Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017216-226

Palabras clave:

Crescimento Econômico, Polos de Desenvolvimento, Injustiças Ambientais, Conflitos Socioambientais, Populações Tradicionais.

Resumen

O presente artigo consiste numa revisão de literatura que versa sobre o surgimento das injustiças e conflitos socioambientais. No Brasil, os grandes polos de desenvolvimento tem sido alvo de importantes investimentos tanto da iniciativa privada, como do setor público, tendo como premissa o crescimento econômico. Contudo, esses polos têm originado inúmeros impactos tanto no ambiente, como nas populações que tradicionalmente os ocupam, o que culmina nas injustiças e nos conflitos socioambientais. Nesse sentido, o objetivo d trabalho é analisar o surgimento das injustiças e conflitos socioambientais a partir de conceitos teóricos e como os sujeitos presentes nesse processo criam suas estratégias de luta. Para a realização desta pesquisa, foram realizada consulta nos bancos de dados Scielo e Google Scholar, a partir de um levantamento teórico sistematizado. A revisão sistemática incluiu trabalhos publicados entre 2004 e 2016, em âmbito nacional. A partir das revisões, constatou-se que as injustiças e os conflitos socioambientais trazem à tona as diversas formas de uso dos recursos naturais, particularmente por atores sociais mais fortes, seja através da subtração de bens de uso comum das populações tradicionais que os utilizam, seja através dos impactos originados por determinados modos de produção que direcionam seus rejeitos aos bens naturais utilizados pelas populações tradicionais.

Biografía del autor/a

  • Stevam Gabriel Alves, Universidade Federal de Pernambuco
    Licenciado em Geografia pela UFPE, Graduando do curso de Gestão Ambiental do IFPE, Especialista em Gestão Territorial e Analise Ambiental pela FUNESO, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE
  • Solange Laurentino dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    PHD em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ/PE.Profa. Adjunta do Depto. de Medicina Social e do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE. 

Publicado

2017-08-01

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

INJUSTIÇAS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: O QUE SÃO E COMO SURGEM?. (2017). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 6(2), 216-226. https://doi.org/10.19177/rgsa.v6e22017216-226

Artículos similares

21-30 de 1274

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a