ESTUDO SOBRE VOÇOROCAS E ALTERNATIVAS DE CONTENÇÃO EM MANAUS

Autores

  • Raissa Brasil Carvalho IFAM - Instituto Federal do Amazonas
  • Jussara Socorro Cury Maciel CPRM - Serviço Geológico do Brasil
  • Leilane Jovina do Nascimento Braga IFAM - Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022145-159

Palavras-chave:

Encostas, Áreas de Risco, Alternativas de contenção

Resumo

Na cidade de Manaus, as áreas de encostas são ocupadas por uma população que não dispõe de recursos para proteger essas áreas dos eventuais problemas causados pela própria ocupação, tais como águas servidas, drenagem, contenções de encosta e afastamentos para arruamentos. Em geral, estas ocupações são promovidas de forma simplificada pela própria população. O risco geológico está relacionado às ocupações vulneráveis aos processos naturais ou provocado que causem impactos a esta população sujeita a danos à integridade física, perdas materiais e patrimoniais. Dentre os riscos geológicos suscetíveis, este estudo destaca as voçorocas, que seria um processo erosivo de escavação na direção da drenagem da área, que podem gerar colapsos do terreno, com desabamentos e escorregamentos. Assim, este estudo contempla visita às áreas e pesquisa bibliográfica em artigos acadêmicos e relatórios técnicos a cerca dos temas voçorocas e formas construtivas de contenção, de posse das informações, identificar alternativas de contenção de encosta para os processos erosivos em estágio limite para intervenção como forma de proteger as áreas ocupadas, resultando em um documento referencial para futuros estudos sobre o assunto.

Biografia do Autor

  • Jussara Socorro Cury Maciel, CPRM - Serviço Geológico do Brasil

    Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2001), mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e doutorado em Planejamento de Transporte e Logísitica pela Coppe/ UFRJ (2008). Atualmente é pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil - CPRM e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em fiscalização de obras, processos construtivos, patologia das construções,planejamento de transporte e hidrologia. 

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

ESTUDO SOBRE VOÇOROCAS E ALTERNATIVAS DE CONTENÇÃO EM MANAUS. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11, 145-159. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022145-159

Artigos Semelhantes

1-10 de 1253

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.