O IMPACTO SOCIAL HUMANIZADO DE ABRIGOS NA CIDADE DE MANAUS/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022160-176

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Impacto Social, Abrigo, Refugiado

Resumo

Este artigo apresenta dados da pesquisa sobre abrigos localizados em Manaus/AM. O objetivo do estudo é analisar aspectos e dados referente ao atendimento humanizado aos refugiados, bem como compreender o impacto social positivo a população atingida por desastres, destacando atributos relevantes das instalações dos abrigos e serviços disponíveis na cidade para regularização da documentação. A metodologia aplicada considera o estado da arte e documental sobre questões humanitárias, apresentando as principais definições e categorias de abrigo, acampamento, albergue, refugiado, migrante e desabrigado. A realização de estudos sobre os específicos de abrigos, seja o de trânsito ou o temporário, como resposta alternativa e imediata a essa demanda social, possibilita uma análise de estudo de caso que pode nortear e apoiar decisões futuras para casos semelhantes. Os resultados retratam a importância do planejamento prévio dos espaços de acolhimento a população de refugiados para que tenham o atendimento digno e humanizado. Portanto, o trabalho faz uma leitura da realidade da capital amazonense frente a resposta de acolhimento aos refugiados, observando aspectos sociais, de respeito a diversidade cultural e planejamento do espaço físico de trânsito ou temporário.

Biografia do Autor

  • Lisiane Ilha Librelotto, UFSC

    Engenheira Civil pela UFSM (1995), especialista em Gestão da Qualidade pela UFSM (1997), mestre e doutora em Engenharia de Produção pela UFSC(1999, 2005) e pós-doutora em construção sustentável pelo Instituto Politécnico de Leiria - IPL - ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Leiria, Portugal. Foi professora da UNISUL (1999-2011) e UNIVALI (1999-2010) nos cursos de engenharia civil, arquitetura e design. Hoje, é professora Associada da UFSC, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Suas atividades englobam as áreas de Tecnologia, Sistemas Construtivos, Gestão, Sustentabilidade e Inovações. Possui (u) projetos de pesquisa e extensão com financiamento do CNPQ,CAPES, FAPESC, CONFEA e MEC/SESU. Possui artigos e livros publicados. Participa de bancas de TCC, especialização, mestrado e doutorado. Orienta mestrado e doutorado no PósARQ/UFSC. È organizadora e idealizadora do evento ENSUS - Encontro de Sustentabilidade em Projeto.. É editora do Periódico Mix Sustentável, líder do Grupo de Pesquisa VIRTUHAB (CNPq) e supervisora do Laboratório de Restauro, Materiais e Técnicas Construtivas Atuais e Retrospectivas - LABRESTAURO/MATEC. (CNPq). Seu maior interesse de pesquisa foca a diversificação tecnológica da construção habitacional e emprego de estratégias que promovam a sustentabilidade no setor de edificações. È membro das redes LENS/Brasil, LENSin (Lerning Networking on Sustainability) e Terra Brasil/Próterra.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

O IMPACTO SOCIAL HUMANIZADO DE ABRIGOS NA CIDADE DE MANAUS/AM. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11, 160-176. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022160-176

Artigos Semelhantes

1-10 de 750

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)