PERSPECTIVA DE ALCANCE DOS REQUISITOS DO PBE EDIFICA E DO LEED EM EDIFICAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EXISTENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022107-128

Palavras-chave:

Certificação de edifícios, LEED, RTQ-C, Custo, Melhoria da classificação

Resumo

Diversos regulamentos de eficiência energética e ambiental têm sido aplicados para certificação do patrimônio edificado. Neste trabalho, buscou-se comparar os critérios exigidos em dois referenciais edilícios proeminentes no Brasil: RTQ-C (Regulamento Técnico da Qualidade para Nível de Eficiência Energética de Edificações comerciais, de Serviços e Públicas) e LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), aplicados a uma edificação pública escolar existente. Constatou-se que o atendimento aos pré-requisitos para classificação máxima pelo RTQ-C não é suficiente para possibilitar a certificação mínima pelo LEED. Para tanto, adequações ao edifício seriam necessárias, as quais poderiam acrescer cerca de 2,54% no custo total de construção do edifício. Portanto, este trabalho mostrou relevância acadêmica, ao incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas acerca da sustentabilidade nas universidades, além de identificar uma solução prática para um problema real. A metodologia pode servir de base para estudos semelhantes.

Biografia do Autor

  • Raquel Diniz Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

    Arquiteta e Urbanista (2004). Especialista em Arquitetura de Estruturas Metálicas (2005). Mestre em Progettazione di Eccellenza per la Città Storica (2007). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (2008). Doutora em Engenharia de Estruturas (2015). Professora Efetiva do Magistério Federal da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), Classe DIII, nível 02, Regime de 40h com Dedicação Exclusiva, no Departamento de Engenharia Civil - DEC (Graduação em Engenharia de Produção Civil - EPC e pós - PPGEC) e Mecânica (PPGEM). Chefe do Departamento de Engenharia Civil (2017-2019). Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Civil (2016-2017). Subcoordenadora do Comitê Científico do XV ENCAC e XI ELACAC (2019), Tópico 3 - Conforto Térmico no Ambiente Construído. Pesquisadora Visitante na Universidade do Texas em Austin, USA (2017). Pesquisadora de diversos Grupos de Pesquisa do CEFET MG bem como da Rede R3E na área de Eficiência Energética de Edificações e Rotulagem de Edifícios (2011-2015) Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído - LABCON da Escola de Arquitetura da UFMG (2011-2019). Revisora de artigos de periódico nacional e congressos nacionais e internacionais. Consultora em Eficiência Energética e Certificação Ambiental de Edifícios. Áreas de interesse: BEM (Building Energy Modeling), Arquitetura Bioclimática, Edificações passivas (NZEB - Nearly Zero-Energy Building), Green Retrofit de edifícios existentes ou históricos, Desempenho Térmico de Envoltórias, Conforto Térmico dos usuários, Eficiência Energética de Edificações, Auditoria Energética, Rotulagem de edifícios, Simulação termo energética, BIM (Building Information Modeling) e Sustentabilidade no ambiente construído.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

PERSPECTIVA DE ALCANCE DOS REQUISITOS DO PBE EDIFICA E DO LEED EM EDIFICAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA EXISTENTE. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11, 107-128. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e2022107-128

Artigos Semelhantes

1-10 de 1279

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.