REABILITAÇÃO DE CENTROS ESPORTIVOS: O CASO DO FARREZÃO DE SANTA MARIA

Autores

  • Mariana Almeida da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Ísis Portolan dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Saccol Fros Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e202289-106

Palavras-chave:

Projeto arquitetônico, Homo ludens, Jogo recreativo, Espaço público

Resumo

O presente artigo trata de uma proposta de projeto arquitetônico de reabilitação do principal Centro Esportivo da cidade de Santa Maria, RS, e seu entorno. A metodologia foi dividida em: revisão teórica, levantamento de dados e síntese propositiva. A pesquisa contempla a revisão de estudos de caso e de referências de Centros Esportivos. O levantamento de dados do Centro Desportivo Municipal de Santa Maria (Farrezão), foi de caráter exploratório englobando aspectos físicos e sociais. A partir de então, desenvolveu-se um diagnóstico estratégico que resultou na criação do conceito projetual, baseado na teoria de Homo Ludens de Huizinga (2000), do jogo como forma recreativa e de incentivo à sociabilização e fomentação cultural que culminou com a proposta arquitetônica. Este trabalho apresenta uma proposta, com premissas de conectividade, inclusão social, e aproveitamento do existente, com espaços poliesportivos e recreativos. Este artigo tem o intuito de demonstrar a importância da reabilitação e a inovação de espaços esportivos existentes nas cidades brasileiras, conforme às novas necessidades de seus habitantes. E que a adequação e reinserção destes locais, coincidindo com a teoria de Huizinga, podem proporcionar uma melhora significativa no desenvolvimento e na vida da população. 

Biografia do Autor

  • Ísis Portolan dos Santos, Universidade Federal de Santa Maria

    Docente no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria (PPGAUP/UFSM)

  • Camila Saccol Fros, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEP/UFSM)

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

REABILITAÇÃO DE CENTROS ESPORTIVOS: O CASO DO FARREZÃO DE SANTA MARIA. (2022). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 11, 89-106. https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e202289-106

Artigos Semelhantes

1-10 de 306

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.