PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRATAMENTO DOMÉSTICO DE ÁGUAS NEGRAS ATRAVÉS DE TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO EM COMUNIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE JOINVILLE/SC
DOI:
https://doi.org/10.59306/rgsa.v11e202275-88Palavras-chave:
Águas residuais, Saneamento ecológico, vulnerabilidade socialResumo
A falta de saneamento básico ou a ineficiência da prestação desses serviços interfere diretamente na qualidade de vida do cidadão. Assim, o objetivo deste trabalho foi demonstrar, por meio de levantamento na literatura técnica, os procedimentos para o funcionamento eficiente de um tranque de evapotranspiração (TEvap), identificando a viabilidade técnica e econômica deste método. Realizou-se o dimensionamento do tanque de evapotranspiração, onde foram considerados quatro residentes permanentes por unidade habitacional e família de baixo padrão, por meio dos cálculos realizados.A área total necessária para a implantação do TEvap será 12 m². Afim de reduzir o custo de implantação, a reutilização de materiais que seriam descartados na construção mostrou-se viável. Concluiu-se que o tanque de evapotranspiração é uma alternativa viável para o tratamento de esgoto urbano e rural, podendo ser implantado em pequenos espaços.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.