PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PERÍODO DE 2004 A 2014

Autores

  • Issa Ibrahim Berchin Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
  • João Marcelo Pereira Ribeiro Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Aléssio Bessa Sarquis Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
  • José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016458-486

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Organização, Estratégia, Bioblimétrico

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o estado da arte da produção científica internacional sobre planejamento estratégico no período de 2004 a 2014. Para isso, um procedimento metodológico bibliométrico foi adotado para o desenvolvimento da pesquisa, baseado em periódicos científicos internacionais presentes nas bases de dados: Science Direct, Scopus e EBSCO. Como resultado, 31 artigos foram identificados e revelaram que os temas mais abordados entre eles são: planejamento estratégico, desempenho e organização.

Biografia do Autor

  • Issa Ibrahim Berchin, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Bacharel em Relações Internacionais, também pela Unisul. Membro do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade - Greens -, do projeto de pesquisa Ligações entre o consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas - Links, e do projeto de pesquisa Construindo Resiliência numa Economia Global Dinâmica: Complexidade no Nexo entre Alimentos-Água e Energia no Brasil - Bridge. Também participou do Grupo Interdisciplinar de Administração, Relações Internacionais e Turismo - Gipart (2012-2014), sendo bolsista em dois projetos de pesquisa PIBIC, CNPq.
  • João Marcelo Pereira Ribeiro, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Mestrando em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul.
  • Aléssio Bessa Sarquis, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1984), mestrado em Administração Gestão Moderna de Negócios pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina. Membro dos grupos de pesquisa Estratégias para Inovação (UNISUL/CNPQ), Estudos em Marketing, Estratégias de Mercado e Marca (FURB/CNPq) e Marketing e Estratégia (UNIMEP/CNPQ). Foi professor visitante do departamento de Mercadotecnia do Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey, México. Fez estágio profissional na Handwerkskammer für München und Oberbayern/Alemanhã. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração com ênfase em marketing e vendas, especificamente nos seguintes temas/linhas de pesquisa: gestão de marketing para varejo e canais de distribuição, planejamento estratégico de marketing e diagnóstico mercadológico, marketing de serviços e relacionamento com clientes, e marketing para empreendedorismo e pequenas empresas.
  • José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade do Sul de Santa Catarina
    Doutor em Ciência Política/Relações Internacionais pela Universidade de Sophia e Universidade Nova da Bulgária (1998), grau acadêmico revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor permanente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Mestrado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina. Fellow do Cambridge Centre for Energy, Environment and Natural Resource Governance (C-EENRG), Department of Land Economy University of Cambridge, Cambridge, Reino Unido. Líder do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), Unisul. Professor da Faculdade Cesusc, mantida pelo Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina. Professor das Faculdades Energia de Administração e Negócios (FEAN). Foi Conselheiro Geral da Caixa Econômica e da Associação Mutualista do Montepio Geral (Portugal, 2001-2006). Conselheiro Geral da Fundação do Montepio (Portugal, 2003-2006). Diretor Executivo, junto da UNISUL das redes internacionais de pesquisa: JELARE - Consórcio de Universidades Européias e Latino-Americanas em Energias Renováveis (2008-2011) e REGSA - Consórcio de promoção da geração de energia renovável na América do Sul (2010-2014), financiados pela União Européia. Coordenador dos projetos de pesquisa LINKS 2015 - Linkages between energy, food and water consumption for Brazil in the context of climate change mitigation strategies e BRIDGE - Building Resilience In a Dynamic Global Economy: Complexity across scales in the Brazilian Food-Water-Energy Nexus financiados pela FAPESC/CONFAP (Brasil) e RCUK (Reino Unido). Membro dos Conselhos Científicos dos World Symposium in Sustainable Development at Universities (evento paralelo da Conferência Rio+20), do World Symposium on Climate Change Adaptation (WSCCA- 2015) e do Green Campus Summit. Pesquisador do The Cambridge Centre for Climate Change Mitigation Research (4CMR), University of Cambridge. Estágio pesquisa na Universidade de Cambridge (2015).

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Publicado

2016-11-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL EM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO PERÍODO DE 2004 A 2014. (2016). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 5(2), 458-486. https://doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016458-486

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