EXPLORANDO JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSS

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Rita Knobel Borges
  • Carla Arcoverde de Aguiar Neves

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e20167

Palavras-chave:

Design para a sustentabilidade, Educação ambiental, Jogos educativos, Revisão sistemática da literatura

Resumo

Objetivo: compreender os formatos e ferramentas utilizados no desenvolvimento de jogos educacionais sobre sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODSs) através de uma revisão sistemática de literatura.

Método: utilizou-se o método Systematic Search Flow (SSF) para a construção da revisão de forma detalhada.

Resultados e conclusão: a pesquisa resultou na análise de nove artigos, publicados entre 2017 e 2022 em seis países, abordando tanto as ODSs de forma ampla quanto focando em objetivos específicos. Os jogos e estratégias descritos variaram em formato, ambientação, métodos, público-alvo e formas de avaliação dos resultados. Concluiu-se que os jogos educativos sobre os ODSs são uma estratégia eficaz de ensino e aprendizagem, com diversas possibilidades de abordagem e impactos.

Implicações da pesquisa: Os resultados apresentados contribuem com informações para guiar a criação de novos jogos e pesquisas relacionadas à temática.

Originalidade/valor: A educação é considerada uma competência chave para se alcançar os ODSs. Junto a isso, os jogos são considerados abordagens eficientes no contexto de ensino. Percebe-se que há pouca produção relacionada à temática do desenvolvimento de jogos não virtuais para o ensino dos ODSs, assim este artigo traz informações relacionadas ao tema.

Biografia do Autor

  • Rita Knobel Borges

    Graduanda em Design, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

  • Carla Arcoverde de Aguiar Neves

    Doutora em Design, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

EXPLORANDO JOGOS EDUCATIVOS PARA O ENSINO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12, e20167. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e20167

Artigos Semelhantes

1-10 de 1285

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.