ESTRATÉGIAS DO SETOR AGRÍCOLA BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA ECONOMIA VERDE NO BRASIL

Autores

  • Issa Ibrahim Berchin Universidade Do Sul de Santa Catarina.
  • Gabriela Almeida Marcon Universidade Do Sul de Santa Catarina.
  • João Marcelo Pereira Ribeiro Universidade Do Sul de Santa Catarina.
  • José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra Universidade Do Sul de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e0201514-43

Palavras-chave:

Economia Verde, Sustentabilidade, Agricultura, Selos Verdes, Responsabilidade Social, Estratégia, Mudanças Climáticas.

Resumo


Esta pesquisa tem por objetivo analisar a agricultura verde como estratégia competitiva para auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil. A pesquisa possui natureza básica, abordagem qualitativa de caráter exploratória, de acordo com procedimento bibliográfico e documental. Visando o desenvolvimento da pesquisa, observou-se a importância da agricultura no contexto da transição para a economia verde. A economia verde assume o propósito de fornecer um desenvolvimento limpo e sustentável em todos os setores econômicos, fornecendo um instrumento viável para alcançarmos patamares de sustentabilidade, dentre os mecanismos destaca-se no trabalho os selos verdes e a responsabilidade social. A agricultura foi o setor escolhido para investigação devido à sua importância e abrangência de outras áreas da economia, além de ser a base para a grande produção de biocombustíveis. Tendo isso em vista, é possível destacar que boas práticas no setor (como plantio direto, práticas ecológicas e eficiência no uso de recursos) influenciarão diretamente no desenvolvimento rural e no estabelecimento de uma economia verde.

Biografia do Autor

Issa Ibrahim Berchin, Universidade Do Sul de Santa Catarina.

Mestrando em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração- Universidade Do Sul de Santa Catarina.

Gabriela Almeida Marcon, Universidade Do Sul de Santa Catarina.

Mestrando em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração- Universidade Do Sul de Santa Catarina.

João Marcelo Pereira Ribeiro, Universidade Do Sul de Santa Catarina.

Mestrando em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração- Universidade Do Sul de Santa Catarina.

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, Universidade Do Sul de Santa Catarina.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração-Universidade Do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos