DESIGN ESTRATÉGICO E SUSTENTABILIDADE

A DIMENSÃO SOCIAL EM COLETIVOS QUE ATUAM EM PROCESSO PRODUTIVO ARTESANAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e18870

Palavras-chave:

Design para a Sustentabilidade, Design Estratégico, Coletividades, Identidade local, Valorização social

Resumo

A crescente de processos produtivos para as comunidades locais pode trazer como problemática a forma de organização das ações coletivas para produção artesanal, comumente com a finalidade de gerar renda para o desenvolvimento social. Para resolver essa questão se buscam, então, ferramentas em prol da melhoria dos sistemas processuais. Para isso, apresenta-se como questão para este artigo “como o Design pode atuar sobre a organização de produções locais, para atingir a Sustentabilidade?”. Para isso, traz como objetivo a identificação de contribuições do Design Estratégico para a estimulação de comunidades atuando em coletivos para gerar renda, relacionado ao desenvolvimento sustentável. O método selecionado foi a revisão bibliográfica narrativa, combinada com base de dados utilizados por programas de pós-graduação em Design. Encontrou-se como resultado recomendações para práticas coletivas, para atingir a Dimensão Social da Sustentabilidade, discutindo o planejamento, que une o saber vernacular da produção artesanal com a organização sistêmica do Design.

Biografia do Autor

  • Ana Beatriz Avelino Barbosa, Universidade Federal do Paraná
    Mestranda em Design na Universidade Federal do Paraná - UFPR, sendo pesquisadora bolsista da CAPES DS para realização do mestrado. Formada em Design na Universidade Estadual de Maringá - UEM, com habilitação em projeto de produto. Durante a graduação realizou várias atividades como bolsista, como Bolsista de PIBIC, Bolsista de Projeto de Extensão, também voluntária de outro projeto de Extensão, Conselheira Titular do Centro de Tecnologia (CTC) no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEM (CEP), como representante discente, presidente de Centro Acadêmico e representante discente em Reunião de Departamento. Tem conhecimento na área de Design, com foco em Desenvolvimento Projetual e Criação, atuando principalmente nos seguintes temas: universidade, design, inovação, sustentabilidade e empoderamento feminino. Possui artigos publicados em periódicos, em revistas, em anais de eventos, apresentação em Simpósio Internacional na área de Joalheria, Design Social e Design Sustentável, bem como a realização de organização e participação em eventos que seguem as linhas nas quais atua.
  • Claudia Regina Hasegawa Zacar, Universidade Federal do Paraná
    Possui graduação (2006) e Mestrado (2009) em Design pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutorado (2018) em Tecnologia & Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente é professora do Departamento de Design da UFPR, atuando no programa de pós-graduação em Design e no curso de graduação em Design de Produto. É vinculada aos grupos Design e Cultura (UTFPR) e Teoria, história e crítica do design e atividades projetuais (UFPR). Seus atuais interesses de pesquisa estão focados na Teoria e na História do Design, especialmente considerando suas articulações com as epistemologias feministas.
  • Marta Karina Leite, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Professora do Magistério Superior nos cursos de Bacharelado em Design e Tecnologia em Design Gráfico na UTFPR - Campus Curitiba e Professora Colaboradora do PPGDesign da UFPR. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design de Produto, Design de Joias, Desenho Técnico, Ergonomia do Produto, Mobiliário Escolar e Análises Ergonômicas, Programação Visual e Sustentabilidade no Design. Atuou como Professora Colaboradora no curso de Pós-Graduação em Design Gráfico do SENAC/SP-Campus Ribeirão Preto, Moda & Estilismo da FAIP-Marília, Design de Produto e Gráfico na FAAL-Limeira, Arquitetua e Urbansmo na Universidade do Contestado e como Professora Substituta no Curso de Design Gráfico e Design de Produto na UNESP campus Bauru em diversas disciplinas na área do Design. Pós-Doutora desde 2017 com pesquisa aprovada pela FAPESP em atuação direta na área de Design Ergonômico e Socioambiental, Mobiliário e Engenharias de Biossistemas. Doutora em Ciências pela USP/ESALQ desde 2013. Mestre em Design de Produto com pesquisa na área da Ergonomia obtido em 2008 e Graduada em Desenho Industrial - Programação Visual desde 2003, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/FAAC).

Downloads

Publicado

2023-08-10

Como Citar

DESIGN ESTRATÉGICO E SUSTENTABILIDADE: A DIMENSÃO SOCIAL EM COLETIVOS QUE ATUAM EM PROCESSO PRODUTIVO ARTESANAL. (2023). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 12, e18870. https://doi.org/10.59306/rgsa.v12e52023e18870

Artigos Semelhantes

1-10 de 1210

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.