PRIMEIRA ESCOLA SOLAR DO BRASIL, O PROJETO PROMOÇÃO DA GERAÇÃO RENOVÁVEL DE ELETRICIDADE NA AMÉRICA DO SUL E SEUS IMPACTOS
DOI:
https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e0201572-89Palavras-chave:
Transferência de tecnologia, Desenvolvimento sustentável, Tripla Hélice, Estratégia.Resumo
O objetivo deste estudo é analisar o impacto da implementação da primeira escola solar no Brasil, desenvolvida no âmbito do projeto Promoção da geração renovável de eletricidade na América do Sul (REGSA). Para alcançar este objetivo, a técnica de pesquisa empregada envolveu entrevistas em profundidade com questionários semiestruturados que foram aplicados em 8 pessoas as quais tiveram alguma relação com o projeto, ou pertencem à comunidade local. Entre os entrevistados, estão membros do governo, da comunidade, membros do REGSA na Unisul e empresas locais. Teve especificamente como objetivo analisar o impacto alcançado em três níveis: a) transferência de tecnologia; b) desenvolvimento sustentável; e c) participação na tripla hélice. Os resultados mostraram que em todas as três esferas de análise, referentes aos objetivos específicos, o projeto REGSA teve um impacto positivo.Downloads
Publicado
2015-12-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
O trabalho Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - CompartilhaIgual 3.0 Brasil.
Com base no trabalho disponível em www.portaldeperiodicos.unisul.br.
Como Citar
PRIMEIRA ESCOLA SOLAR DO BRASIL, O PROJETO PROMOÇÃO DA GERAÇÃO RENOVÁVEL DE ELETRICIDADE NA AMÉRICA DO SUL E SEUS IMPACTOS. (2015). Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental, 4, 72-89. https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e0201572-89