PRIMEIRA ESCOLA SOLAR DO BRASIL, O PROJETO PROMOÇÃO DA GERAÇÃO RENOVÁVEL DE ELETRICIDADE NA AMÉRICA DO SUL E SEUS IMPACTOS

Autores

  • Jéssica Garcia University of Southern Santa Catarina.
  • Issa Ibrahim Berchin University of Southern Santa Catarina.
  • Felipe Fernandez University of Southern Santa Catarina.
  • Ana Clara Medeiros da Silveira University of Southern Santa Catarina.
  • Wellyngton Silva de Amorim University of Southern Santa Catarina.
  • Andreia de Simas Cunha Carvalho University of Southern Santa Catarina.
  • José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra University of Southern Santa Catarina.
  • Rogério Santos da Costa University of Southern Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.19177/rgsa.v4e0201572-89

Palavras-chave:

Transferência de tecnologia, Desenvolvimento sustentável, Tripla Hélice, Estratégia.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o impacto da implementação da primeira escola solar no Brasil, desenvolvida no âmbito do projeto Promoção da geração renovável de eletricidade na América do Sul (REGSA). Para alcançar este objetivo, a técnica de pesquisa empregada envolveu entrevistas em profundidade com questionários semiestruturados que foram aplicados em 8 pessoas as quais tiveram alguma relação com o projeto, ou pertencem à comunidade local. Entre os entrevistados, estão membros do governo, da comunidade, membros do REGSA na Unisul e empresas locais. Teve especificamente como objetivo analisar o impacto alcançado em três níveis: a) transferência de tecnologia; b) desenvolvimento sustentável; e c) participação na tripla hélice. Os resultados mostraram que em todas as três esferas de análise, referentes aos objetivos específicos, o projeto REGSA teve um impacto positivo.

Biografia do Autor

Jéssica Garcia, University of Southern Santa Catarina.

Bachelor´s in International Relations at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.
anaclaramed3iros@gmail.com

Issa Ibrahim Berchin, University of Southern Santa Catarina.

Master’s in Business Administration at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

Felipe Fernandez, University of Southern Santa Catarina.

Master’s in Business Administration at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

Ana Clara Medeiros da Silveira, University of Southern Santa Catarina.

Bachelor´s in International Relations at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

Wellyngton Silva de Amorim, University of Southern Santa Catarina.

Bachelor´s in International Relations at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

Andreia de Simas Cunha Carvalho, University of Southern Santa Catarina.

Bachelor´s in International Relations at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, University of Southern Santa Catarina.

Ph.D. in Political Science and International Relations. Professor in the master of business administration at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

Rogério Santos da Costa, University of Southern Santa Catarina.

PhD in Political Science. Professor in the master of business administration at the University of Southern Santa Catarina, Brazil.

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Publicado

2015-12-16

Edição

Seção

Artigos